Atualizado em: 3 janeiro 2013

Coleções interessantes - O Que as pessoas colecionam?

Confira algumas coleções interessantes e veja como você pode formas a sua coleção com qualquer tipo de objetos. Coleções que fazem parte de exposições e está na mão de colecionadores.
Você Sabia?
Que o colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria.
Rindo

Existem estudiosos que classificam o colecionismo, a arte de colecionar objetos, como uma forma de resgatar o passado

Relógios, camisas de times de futebol, latinhas de cerveja ou de refrigerante, chaveiros, bonecas, revistas, capas de jornais, discos de vinil, autógrafos, maços de cigarro, pedras, tampinhas, ingressos de jogos de futebol ou shows, cd’s, dvd’s, moedas, selos.

É infinita a lista de objetos que as pessoas colecionam em todo o mundo. E quem nunca colecionou algo?

publicidade:

Coleções Variadas

Todo e qualquer objeto à nossa volta pode ser colecionável. Dependendo de seus gostos e estilos você opta por guardar um tipo de objeto. E essa opção pode se tornar um hábito para toda a sua vida. Visual, formato, aparência, antiguidade, tudo acaba trazendo lembranças do passado. E tudo que se faz voltar ao passado pode ser colecionado.

Existem colecionadores profissionais e uma coleção não pode, e nem deve, ser vista como um monte de sujeira ou entulho. Se para a pessoa que não coleciona eles são vistos dessa maneira, para os colecionadores eles se resumem em objetos especiais, relíquias, verdadeiros tesouros guardados com todo o carinho.

Como Colecionar?

Uma coleção, na verdade, nada mais é que o resultado de um trabalho árduo e de longo prazo de juntar e guardar objetos que lhe agradam. A coletânea feita, em muitos casos, por anos à finco pode durar anos ou até mesmo a vida toda. Torna-se um hábito, uma necessidade de quem coleciona.

Na antiguidade o ato de colecionar era encarado como uma questão familiar, hereditária. As pessoas tinham o hábito de guardar as heranças sem valor financeiro e isso ia passando de pai para filho, de filho para neto, de neto para bisneto, e assim por diante.

Informação

Segundo o psicanalista Freud, o desejo de colecionar é nato do ser humano, uma atitude instintiva e que vem de milhões de anos. Muitas vezes as pessoas colecionam coisas sem se dar conta disso, sofrendo, inclusive, preconceito por parte das pessoas que não têm o hábito de colecionar.

Porém, analisar os verdadeiros motivos que levam uma pessoa a manter uma coleção por anos e anos não é um ato fácil, simples. Lembrar pura e simplesmente de momentos bons e marcantes que se viveu.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook