Cédulas de Dinheiro Antigas – Fotos

Antigamente não possuíamos uma moeda de troca e sim se trocava mercadorias.

As cédulas foram surgindo com a evolução e modernidade.

A princípio foram as moedas e eram medidos os seus valores pelo peso e tipo de metal utilizado para a fabricação das moedas.

Os tempos foram evoluindo caminhando das antigas e pesadas moedas para as leves cédulas de dinheiro.

Julgadas por sua leveza, devido ao material utilizado, e pela sua capacidade de ocupar um espaço consideravelmente inferior às moedas, podendo ser dobradas, as cédulas de dinheiro se popularizaram e passaram a não ocupar, mas a disputar lugar com as moedas de metal.

As cédulas de papel moeda passaram a apresentar valores estampados em suas faces, dando mais praticidade devido ao fato de uma única nota com um valor determinado, ocupar um espaço inferior a diversas moedas juntas que formariam o mesmo valor de câmbio oficial.

Mas a desvantagem ficava por conta do avançado surgimento do dinheiro falso, tendo em vista que a cédula era mais fácil de ser falsificada do que a moeda.

Mas com o passar dos anos os tipos de cédulas de dinheiro foram se transformando, tomando menores formas e recebendo materiais e customizações com tecnologias mais avançadas, o que dificultou o processo de falsificação.

O nosso dinheiro foi evoluindo:

  • O Cruzeiro foi criado dia 5 de Outubro de 1942 substituindo os Réis
  • Cruzeiro Novo foi implantado no dia 13 de fevereiro de 1967. O Cruzeiro, padrão monetário desde 1942, perdia três zeros e se transformava em Cruzeiro Novo.
  • O Cruzeiro voltou substituiu o Cruzeiro Novo em 15 de Maio de 1970
  • O Cruzado é proveniente do Plano Cruzado, implantado pelo governo Sarney e substituiu o Cruzeiro em 28 de Fevereiro de 1986
  • Cruzado Novo entrou em circulação no dia 15 de janeiro de 1989, na segunda reforma monetária do presidente José Sarney.
  • O Cruzeiro foi reintroduzido como padrão monetário em substituição ao “Cruzado Novo”, como parte do “Plano Collor”, sem ocorrer à perda de três zeros.
  • O Cruzeiro Real foi implantado no 1º de Agosto de 1993, substituindo o Cruzeiro, por excesso de zeros.
  • O Real foi lançado em 01/07/1994 pelo Plano Real no governo Itamar Franco, com o objetivo de criar uma moeda forte e acabar com a inflação.

Estamos com o Real até hoje!

Muitas pessoas colecionam dinheiro antigo e deixaremos aqui algumas notas bem legais!