Atualizado em: 3 setembro 2012

Carpe diem: Significado e História

Saiba um pouco mais sobre o significado bastante usado nas midias sociais e levado até como estilo de vida.Saiba o que a teoria Carpe Diem é e aproveite o Artigo!
Você Sabia?
Assim como Carpe Diem, outra frase roda as redes com um significado motivacional. "Keep Calm and Carry On" que significa "Tenha calma e siga em frente" e foi usado durante a Segunda Guerra Mundial em 1939.

Realmente um convite para você aproveitar o que é bom, usufruindo momentos intensos, Carpe Diem faz isso, e não deixa você ficar pensando muito em coisas incertaz. (Reprodução)

Vemos essa palavra tatuada nas pessoas, no subnick do MSN, em redes sociais e muitas vezes não sabemos nem ao menos o que significa. Para aquelas pessoas que já viram, a tradução quer dizer “aproveite o momento” ou “Colha o dia”. Carpe Diem é uma frase em latim e foi vista pela primeira vez num poema de Horácio.

Ela também serva para dizer para que as pessoas não gastem tempo com coisas sem sentido, com coisas inúteis para que você justifique isso como prazer de forma imediata. O fato é para você ser feliz sem ter medo disso. Esta expressão foi encontrada pela primeira vez em “Odes” (I, 11.8) de Horácio onde ele diz: “Carpe diem quam minimum crédula póstero” que quer dizer “Colhe o dia (ou aproveita o momento) e confie menos naquilo que virá amanhã”.

publicidade:

Sentindo o Momento

No sentido literal dessa frase, ela quer dizer para você: “colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro”. Ela fora retirada do poema de Horario quando o mesmo estava tentando persuadir Leuconoe a aproveitar um pouco mais o hoje, o momento de agora, e de o mesmo retirar todas as suas alegrias sem que se aquietasse nem com a hora da sua morte, nem com o final do seu dia.

Hoje em dia, quem diz que Carpe Diem é Aproveita o dia presente está distorcendo o sentido lógico do texto original, quando a tradução das próprias palavras quer dizer Colha o dia.

Sendo assim, ela perde toda a relação que tem de forma natural com o texto original, que na verdade quer dizer para que você saboreie o presente sem ter qualquer disciplina que é imposta pela vida, sempre pensando que o futuro é algo incerto demais e que tudo poderá simplesmente desaparecer pra sempre.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook