Modificado em: 17 março 2010

Bonsai – Fotos e Significados

Apesar de o nome ser muito conhecido entre as pessoas, você sabe o que é um Bonsai? Não? Então saiba mais agora: Bonsai é uma árvore, com poucos centímetros e que possui em seu tronco marcas de crescimento e envelhecimento. Durante anos os galhos e as raízes da planta são podados com tesouras, e com isso, o tronco engrossa e acaba moldado para parecer uma árvore adulta de proporções mínimas.

A palavra bonsai é japonesa e significa “árvore em uma bandeja (vaso ou bacia)” (bon = vaso e sai = árvore). No entanto, engana-se quem acha que essa é uma técnica nipônica. Antes de ser levado ao Japão, provavelmente entre 1192 d.C. e 1333 d.C., o Bonsai já era praticado na China, cerca de 200 a.C., mas, acredita-se que os primeiros a utilizarem essa técnica de redução de planta foram os curandeiros indianos que transportavam plantas medicinais, mesmo sem dar o nome de Bonsai a essa técnica.

Os bonsais podem possuir diversos tamanhos, e sua classificação é dada de acordo com eles. No passado, o bonsai não deveria passar de 50cm. Hoje, ele já é classificado em vários tipos diferentes:

- Mame, com até 12cm;

- Shohin, com até 25cm;

- Chuin, que chega a 45cm;

- Chumono, até 90cm;

- Omono, até 130cm;

- Hachi-uye (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai), acima de 130cm;

O Bonsai consegue mostrar que é possível a integração do homem com a natureza. Ao comparar um Bonsai com uma árvore em tamanho normal a impressão que passa é que se trata de mais uma obra da natureza.

Bonsai é mais do que um lindo objeto de decoração para os ocidentais, é um estilo de vida para os orientais.

Saiba mais em: www.projetobonsai.com

Veja alguns modelos de Bonsais, é uma obra de arte!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook