Atualizado em: 8 abril 2013

Atores com Síndrome de Down

Para você que não sabe a Síndrome de Down, ou trissomia do 21, é o mais comum e mais bem conhecido distúrbio cromossômico
Você Sabia?
Que pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado.
Sindrome-de-down

Síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal

As práticas vocacionais é um dos inúmeros métodos de tratamento buscados por portadores de Down, na ambição de obter resultados positivos. A função teatral no tratamento de Down auxilia no desenvolvimento cognitivo, motor, desenvolvimento da fala e segurança.

Os portadores da Síndrome de Down sempre carregaram o errôneo fardo de não obter chances na sociedade, devido às limitações, no entanto, a insistência na aceitação social, trouxe benefícios e quebrou os antigos paradigmas de que portadores de Down não levariam vida normal por sua condição genética, pois estes portadores criam, tem talentos, vaidade, namoram, trabalham e reconhecem quando sofrem preconceito como qualquer outro individuo.

publicidade:

Vida artística

Grupos de teatro de portadores de Down têm se formado, com maior freqüência, devido aos benefícios que os exercícios de teatro trazem como complemento, no tratamento das características de limitação que o portador de Down apresenta, os exercícios de improviso, por exemplo, aceleram o raciocínio dos portadores, o exercício de trava-língua auxilia como tratamento da fala, a expressão corporal no desenvolvimento motor e etc.

Além de apresentações nos palcos de teatro, os portadores de Down têm mostrado os seus talentos e as suas capacidade de desenvolvimento e superação intelectual, nas telas do cinema e da televisão, como novelas com participação de portadores, seriados e filmes que podem ser totalmente compostos por portadores de Down, desde o protagonista, até os coadjuvantes e figurantes, como no caso do filme Colegas, de produção brasileira.

Os artistas

O mundo afora também possui artistas com Down que se destacam por seus feitos profissionais como Danny Alsabbagh que é ator australiano de séries de televisão, Chris Burke, ator nova iorquino, Edward Barbanell, ator de cinema, Pascal Duquenne, ator de cinema premiado como melhor ator, Andrea Friedman atriz de televisão e cinema, Nigel Hunt, escritor, Pablo Pineda, ator e pedagogo e Paula Sage atriz premiada e atleta.

Através destes exemplos de superação do preconceito e das próprias limitações, estas personalidades se destacaram e conquistaram seu espaço como celebridades em meio a estereótipos padronizados de beleza e inteligência. Atividades como dança, fotografia, teatro, boxe, surf e equitação, trazem mudanças positivas no comportamento e no entendimento de pessoas que possui a condição genética do Down.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook