Atualizado em: 21 janeiro 2011

Até os chineses criticam a Apple - Com razão!

evil_apple_skull_macbook_sticker_2

Imagine um país onde a principal fonte de energia elétrica são as usinas a carvão, onde não há aposentadoria e os filhos tem que sustentar os pais na velhice, onde praticamente não há direitos trabalhistas e qualquer interesse econômico é mais importante que o meio ambiente. Se você lembrou da China, então está certíssimo.

publicidade:

Ai você pensa: que moral tem os chineses para criticar uma empresa por supostas praticas nocivas ao meio ambiente? Pois é exatamente o que está acontecendo. Até os chineses com seus padrões de qualidade questionáveis estão indignados com a Apple.

Ambientalistas chineses publicaram um relatório que critica a Apple por não observar todos os cuidados necessários com o meio ambiente em suas fábricas produtoras dos famosos gadgets pelos quais muitos pagam fortunas e defendem até a morte.

O Institute of Public & Environmental Affairs (IPE) é o grupo que maior destaque neste relatório, embora existam vários outros que também participaram da confecção deste. O relatório afirma que critérios ambientais e de segurança não estão sendo respeitados, o que coloca os trabalhadores em risco.

Ma Jun, um dos responsáveis pelo relatório, declarou à agência de notícias Reuters que a Apple não está honrando seu compromisso de garantir a segurança dos trabalhadores, não cumpre com normas de segurança ambiental e não dignifica e respeita os trabalhadores.

Os chineses revelam que a Apple apenas se preocupa com preço e qualidade, porém se esquece completamente das questões ambientais e trabalhistas.

Como já era de se esperar um uma porta-voz da Apple negou a acusação, afirmando que a empresa está constantemente monitorando as instalações chinesas.

E você ainda quer comprar um brinquedinho da Apple só porque todo mundo fala que é bom, ou seu ego precisa demonstrar superioridade sobre os menos afortunados.

Fazendo uma reflexão bem geek, lembre-se da frase do Dr. Spock em Jornada nas Estrelas quando ele deu sua vida para salvar várias outras: “O interesse de muitos, sobrepuja o interesse de poucos”.

Da redação do Sempre Tops | Via Wtop

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook