Atualizado em: 14 fevereiro 2013

Asteróides e Cometas que passarão próximo a terra em 2013

Entre os planetas e as luas, existem milhares de asteróides e cometas que têm sido catalogados e suas órbitas são calculadas
Você Sabia?
Que os asteroides estão concentrados em uma órbita cuja distância média do Sol é de cerca de 2,1 a 3,2 unidades astronômicas, entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Seleção_031

Os asteróides e cometas são chamados de corpos menores do Sistema Solar

O espaço sempre chama muito a atenção de todas as pessoas, justamente por isso todos os objetos que estão em órbita e vão passar próximos da terra sempre atrai a atenção de todos.

A principal preocupação é em relação a esses objetos se colidirem com a terra, porém cientistas afirmam que esse tipo de acontecimento não deverá acontecer durante os próximos anos, justamente por isso não é necessário essa preocupação.

publicidade:

Asteroide que passará próximo a nosso planeta

Durante o ano de 2013 não haverá muitos registros de asteroides ou cometas que irão passar próximo de nosso planeta, porém no mês de fevereiro irá passar um asteroide muito próximo da terra, esse asteroide foi batizado de DA14, seu registro foi feito a pouco tempo e muitos cientistas afirmavam que esse asteroide iria se colidir com a terra. Em todo caso a Nasa já afirmou que sua colisão com a terra é muito pouco provável, porém essa rocha pode atingir satélites que ficam estacionados na orbita terrestre.

O DA14 tem um tamanho de 45 metros de diâmetro, o asteroide deverá passar próximo a terra com uma velocidade média de 27 mil km de nos, sendo uma velocidade considerável, porém devido a seu tamanho com certeza o DA14 não será visto a olho nu, sendo necessário equipamentos para conseguir visualizar o asteroide. Como dito acima o DA14 não corre o risco de colidir com a terra, mesmo alguns cientistas afirmando que isso possa acontecer, em todo caso pode ser um ótimo evento para quem gosta de observar o espaço.

Mais informações

Esse asteroide deverá passar próxima a terra no dia 14 de fevereiro, quando o asteroide passa próxima a terra nessa data, o mesmo deverá retornar somente no ano de 2020, porém não é possível ter uma previsão se esse asteroide irá colidir com a terra na próxima vez que o asteroide passar no mesmo caminho da terra.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook