Atualizado em: 15 agosto 2013

Assistir televisão de perto prejudica a visão? Lenda ou verdade?

Quando assistimos TV na sala escura, a pupila tem que se adaptar as diferentes luminosidades, da tela e da sala, e esse estímulo excessivo leva à famosa “vista cansada.
Você Sabia?
Que hoje em dia, cada vez mais pessoas vêem televisão já que esta atividade passou a fazer parte, para os portugueses, da rotina diária.
assistir TV 1

Televisão é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea

Muito já se falou sobre que assistir televisão de perto prejudica a visão! E quem não cresceu com a mãe ou algum adulto mandando que se saísse de perto da televisão para não prejudicar os olhos? Mas esse modo de pensar é lenda ou verdade?

Lenda

Bem, assistir televisão de perto não prejudica a visão porque os parelhos de televisão fabricados a partir da década de 90 já não emitem radiação e, portanto não prejudicam a visão.

publicidade:

Cuidados

Também devemos tomar o cuidado para não assistirmos a televisão com a luz da sala ou quarto apagados pois isso pode sim prejudicar a visão, devido ao fato de que a pupila tem que se adaptar as diferentes luminosidades, da tela e da sala, e assim esse estímulo excessivo leva à famosa “vista cansada”.

Informação

Os especialistas recomendam que a distância ideal para se assistir a televisão deve ser calculada medindo-se a televisão na diagonal ( do canto inferior esquerdo para o canto superior direito) e multiplicando-se este valor por 2,5 e 3,5 Onde a média desse resultado será a distância ideal para você assistir televisão confortavelmente, sem prejudicar seus olhos. Só não esqueça de deixar a luz acesa!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook