Atualizado em: 17 maio 2013

A Origem do Rap Brasileiro

O Rao chegou ao Brasil na década de 80, mas somente na década seguinte ganhou espaço na indústria fonográfica.
Você Sabia?
Que a origem do Rap veio da Jamaica, mais ou menos na década de 1960, muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil.
publicidade:
sabo

O Hip Hop, no Brasil, inicia-se na década de 1980

Antes das grandes manifestações de rap chegarem no Brasil várias canções neste estilo já tinham sido gravadas, e como as prováveis primeiras canções deste ritmo temos “Deixa Isso Pra Lá” (1964) de Jair Rodrigues1 , “Melô do Tagarela” (1979) de Arnaud Rodrigues e Luís Carlos Miele (paródia de Rapper’sDelight de Sugarhill Gang)2 , “Mandamentos Black” (1977)3 e Mêlo do Mão Branca” (1984) de Gerson King Combo, entre outros cantores que vieram do nordeste e seriam os percussores deste tipo de estilo no país.

Inicio

O Rap começou a se manifestar no Brasil a partir dos anos 80, onde diversos grupos de periferia ficaram reunidos na estação de metrô São Bento em São Paulo, onde começou o surgimento dos movimentos punk. Esta era uma época onde as pessoas não aceitavam de forma alguma o rap considerando um estilo musical violento e de periferia. Foi então que os primeiros frequentantes da região foram os dançarinos de rua que faziam os principais passos de dança de hip hop.

publicidade:

Um dos primeiros dançarinos, considerados mais importantes no breakdance do país, foi Nelson Triunfo, e então estes começaram a decidir ser rappers. Com isso houve uma considerável colaboração deste estilo para a música Brasileira

Racionais MC’s e os anos 1990 e 2000

Foi no ano de 1990 que foi lançado o primeiro trabalho oficial dos Racionais MC’s em um álbum intituladoHolocausto Urbano, junto também de músicas das suas coletâneas anteriores como “Pânico na Zona Sul”, “Hey Boy”, “Beco sem Saída” e “Mulheres Vulgares”.
Estas músicas foram o marco para a propagação odo rap na música brasileira, o que fizeram com que os racionais atraíssem cada vez mais um público maior de pessoas por show.

publicidade:

Atualmente existem vários estilos que são derivados do rap. Com uma temática considerada mais relacionada com a periferia e o seu modo de vida, um sistema e a polícia com cantores bastante populares como Racionais MC’s, MV Bill, e GOG. Junto disso outros cantores também seguem estilos de rapo popular como Marcelo D2 e Gabriel, O Pensador, abordando temas considerados um pouco diferentes.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook