Atualizado em: 22 julho 2011

A magia da Aurora Boreal

O fenômeno mais incrível e surpreendente do mundo, a Aurora Boreal é um verdadeiro espetáculo de beleza e luzes no céu.

Não é um marca alimentícia ou de xampu, muito menos de uma nova novela, a Aurora Boreal trata-se de um fenômeno da terra tão pouco conhecida até ser apresentada no domingo passado, 17 de julho, no quadro do Fantástico, Planeta Extremo, da rede Globo. Considerado o fenômeno mais espetacular do planeta, a Aurora Boreal acabou estando no Trend Topics do Twitter, sendo um dos assuntos mais comentados do mundo.

Esse tipo de fenômeno só acontece em lugares muito frios, onde a luz do sol quase não aparece, ou seja, nas regiões polares da Terra – sendo que quando ocorre no pólo
sul, ele é chamado de aurora austral. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. O repórter, que viu com seus próprios olhos, definiu o momento, como se estivesse em um sonho.

publicidade:

O registro que o programa de TV conseguiu foi um espetáculo que durou aproximadamente duas horas, na Noruega. As imagens impressionaram o público, do qual, a grande maioria desconhecia o que estava acontecendo. E realmente são imagens lindas e impressionantes, são mágicas.

Os meses mais comuns de acontecer a Aurora Boreal são em fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Eles aparecem em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares, em algumas cores, como vermelha, laranja, azul, verde e amarela, sendo o mais forte o verde, pelo menos no caso das imagens gravadas pelo Fantástico, o verde foi a cor predominante.

Além de ser visto no Planeta Terra, a Aurora Boreal pode ser vista também Júpiter, Saturno e Marte. E algo bem interessante é que o nome dessa fenômeno foi dado pó Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora, deusa do amanhecer, e seu filho, Boreas.

Se você perdeu ou deseja ver novamente as imagens transmitidas pela Rede Globo, basta acessar o link abaixo e assistir:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1567331-7823-FENOMENO+DA+AURORA+BOREAL+E+REGISTRADO+NA+NORUEGA,00.html

 

// //
// ]]>

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook