Atualizado em: 20 dezembro 2010

William Shakespeare – Biografia

William Shakespeare é um grande dramaturgo e escritor, podemos dizer que um dos maiores de todos os tempos, muito conhecido em todo o mundo principalmente por sua peça “Romeu e Julieta”, que fez um imenso sucesso e conquistou inúmeros telespectadores.

publicidade:

Ele nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade de Stratford-Avon, desde pequeno já demonstrava seu interesse pela literatura e escrita.

Quando era jovem, estudou latim e passou a escrever logo depois de casar com Anne Hathaway que era 8 anos mais velha e ele tinha 18 anos.

Eles tiveram três filhos e em 1591 fez uma mudança radical indo morar em Londres, onde buscava oportunidades na área cultural e onde escreveu suas grandes obras.

Antes dos 30 anos, ele já possuía reconhecimento pelo seu talento no teatro e onde já tinha redigido pelo menos duas peças, que foram: “A Comédia dos Erros” e” A Megera Domada”, depois disso seu prestígio só foi aumentando cada vez mais.

Seus sonetos são até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, porém foi na dramaturgia que obteve um imenso destaque. Em 1594 entrou para a Companhia de teatro “The Lord Chamberlain’s Men”.

Podemos ainda dizer que sua arte pode ser dividida em três partes.

  • Primeira parte: Entre os anos de 1590 e 1602, onde ele escreveu comédias alegres, dramas históricos e tragédias no estilo renascentista.
  • Segunda fase: Vai até 1610, onde suas obras atingem o auge produtivo e ele produz tragédias grandiosas e comédias amargas.
  • Terceira fase: Vai até a sua morte e é marcada pelo lançamento de suas peças que possuem um final conciliatório.

Podemos então dizer que suas obras estão até hoje presentes em palcos e telas de todo o mundo, antes dele nenhum dramaturgo na história havia mostrado a natureza humana em toda a sua complexidade, como podemos ver, por exemplo, a paixão em Romeu e Julieta, o ciúme cego de Otelo, ou então a ambição de MacBeth.

Shakespeare sempre será um escritor lembrado e falado por todo o mundo, ele marcou a história e será sempre insubstituível!

  • O autor inglês escreveu cerca de 40 peças, entre tragédias (Otelo, Romeu e Julieta, Rei Lear); dramas históricos (Henrique V, Ricardo III); e comédias (Muito Barulho por Nada, Sonhos de uma Noite de Verão).
  • Shakespeare escreveu também poemas e mais de 150 sonetos que expressam frustração, agitação, masoquismo e homossexualidade.

Aqui vão algumas frases desse grande escritor, aproveitem!

  • “Dê a todos seus ouvidos, mas a poucos a sua voz.”
  • “Antes ter um epitáfio ruim do que a maledicência durante toda a vida.”
  • “Ser, ou não ser, eis a questão.”
  • “Sem ser provada, a paciência dura”.
  • “As mais lindas jóias, sem defeito, com o uso o encanto perdem”.
  • “Pobre é o amor que pode ser contado”.
  • “Nada me faz tão feliz quanto possuir um coração que não se esquece de seus amigos”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook