Atualizado em: 6 julho 2011

Volpi Obras para Colorir

Conheça a história de Alfredo Volpi, um dos mais consagrados pintores do Brasil e obtenha informações acerca de suas obras e feitos ao longo dos tempos.
publicidade:

VolpiNascido na cidade de Lucca na Itália no dia 14 de abril de 1896, Alfredo Volpi veio para o Brasil com os pais que emigravam para a cidade de São Paulo em busca de melhores condições. Já desde pequeno Volpi tinha um gosto expressivo por misturar tintas e criar novas cores. Este dom foi se desenvolvendo e anos mais tarde Volpi trabalhava em mansões paulistanas como pintor de painéis, frisos e florões.

Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás em São Paulo e antes de ser pintor, trabalhou como entalhador, marceneiro e até mesmo como encanador. Começou a perceber o dom que possuía aos 16 anos de idade, quando desenvolveu sua primeira aquarela, e aos 18 anos fez sua primeira obra de arte, a qual foi feita sobre tampa de uma caixa de charutos com tinta a óleo.

publicidade:

Volpi exerceu diversos ofícios até se firmar de fato como pintor, sendo que chegou a trabalhar como designer de interiores e autodidata em artes. Em 1925 o famoso pintor já começava a participar de mostras coletivas Arteexpondo algumas de suas obras, mas foi somente no ano de 1940 que Volpi começou a entrar de forma decisiva para a história da arte, tornando-se membro do Grupo Santa Helena, onde conheceu o pintor paulista Ernesto de Fiori.

Volpi chegou a expor no Salão de Maio e na 1ª Exposição da Família Artística Paulista no ano de 1938 e no 7ª Salão Paulista de Belas-artes de 1940, sendo que nesta última o pintor expôs suas obras de paisagens marinhas, advindas da viagem que fez a Itanhaém no litoral sul paulista. Treze anos mais tarde, no ano de 1953, Volpi ganhava o prêmio de melhor pintor brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo e a partir daí foi se tornando famoso.

publicidade:

Uma grande curiosidade a respeito de Volpi era que ele desenvolvia suas próprias tintas, que eram diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo e após isto eram adicionados pigmentos naturais, tais como terra, ferro, argila e óxidos e colocada para secar no sol. Volpi faleceu no dia 28 de maio de 1988 aos 92 anos de idade, deixando seu nome gravado na história da arte nacional.

publicidade:

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook