Atualizado em: 4 maio 2011

Nomes das Tribos Indigenas Brasileiros

Tudo sobre as tribos indígenas que já habitaram e que ainda habitam o Brasil. Informações sobre algumas tribos que não existem e as que permanecem até hoje.

O Brasil é rico em diversas coisas, entre elas as belezas espalhadas pelo país e a grande miscigenação de povos que existe por aqui. Essa miscigenação é resultado da mistura de vários povos antigos, de diversas tribos indígenas brasileiras. Nosso país foi habitado primeiramente pelos índios e eles existem até hoje. São inúmeras as tribos espalhadas pelo Brasil. Nesse artigo falaremos sobre os povos indígenas e suas diversas tribos.

publicidade:

Tribos indígenas

Estão inclusos grande número de diferentes grupos étnicos que ainda habitam o Brasil. Muitos ainda habitam desde o tempo que os europeus chegaram as terras e ao nosso continente, em torno de 1500. São povos de diferentes variedades tribos e nações, muitos dos índios ainda possuem laços culturais muito fortes. Embora muitas tribos que existiam na época de Pedro Alvares Cabral não existam mais, algumas outras ainda perduram de geração a geração, muitas com os mesmos costumes e cultura, outras já com algumas modificações ao longo dos anos. Algumas acabaram sendo dizimadas pela violência, outras foram absorvidas pela sociedade dos colonizadores. Em muitos períodos os índios foram massacrados ou escravizados e acabaram morrendo de doenças e fome e suas terras acabaram sendo tomadas e tiveram os meios de sobrevivência destruídos.

Algumas tribos acabaram sendo catequizadas por missionários europeus, motivo que levou ao desaparecimento de crenças e de religiões, além de tradições culturais. Mesmo sobrevivendo, muitas tribos de hoje em dia vivem de modo sofrido, enfrentando miséria, doenças e descaso por parte das autoridades, sofrendo muita discriminação por parte de grande parte da sociedade.

Confira uma lista abaixo com a relação de todas as tribos existentes e que já habitaram nosso continente:

AraraMarubo
ArawetéMatis
AshaninkaMatipu
AsuriniMehinako
BororoRikbaktsa
Enawenê NauêSuruí
GuaraniTembé
Juruna/YudjaTicuna
KaaporTiriyó
KayapóWaiana Apalaí
KalapaloWaurá
KarajáWai Wai
KaxinawáWaiãpi
KrahôYe’kuana
Mayoruna

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook