Atualizado em: 17 maio 2010

Tecnologia da informação – Conceito

O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação. A TI está fundamentada nos seguintes componentes:

publicidade:

* Hardware e seus dispositivos periféricos;

* Software e seus recursos;

* Sistemas de telecomunicações;

* Gestão de dados e informações.

A Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.

A TI não se restringe a equipamentos (hardware), programas (software) e comunicação de dados. Existem tecnologias relativas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas, ao suporte ao software, aos processos de produção e operação, ao suporte de hardware.

Na definição fala também que tecnologia da informação está fundamentada em hardware e periféricos que são nada mais do que os computadores e sistemas físicos (monitor, impressoras, etc.) da informática.

O software que são os sistemas operacionais (Windows, Linux, freebsd, etc.) controla o hardware, e diversos outros sistemas (ERP’s, BrOffice.org, Picasa, jogos, etc.) fazem o computador ser utilizável para algum fim, seja ele de trabalho ou diversão.

Sistemas de telecomunicações que é a telefonia normal e celular, internet, linhas privadas, Voip e qualquer outro sistema de telecomunicação devem ser colocados nesta área que hoje é tão vital quanto à informática para as empresas.

Porém a Tecnologia da Informação não se restringe a isso, como a própria definição já coloca, ela também cuida de áreas como planejamento, desenvolvimento de sistemas, suporte ao software e hardware e processos de produção e operação.

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas e estão ligadas às mais diversas áreas que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

É uma área em plena expansão e que muda todo dia. O mercado está muito carente de técnicos em TI.

Acho que deu para vocês terem uma idéia do que é Tecnologia da Informação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook