Atualizado em: 17 julho 2011

Teatro Municipal RJ e SP

Saiba mais sobre os dois maiores teatros brasileiros.

Uma das maiores expressões artísticas que pode existir é o teatro. O teatro é utilizado desde os primórdios da sociedade para contar histórias, fábulas e retratar aspectos da sociedade. Ao longo da história temos datados diversas peças de grande sucesso, grandes escritores e atores.

publicidade:

E mesmo com o advento do cinema e televisão, até hoje o teatro continua em alta. Hoje existem grandes casas no mundo que recebem grandes espetáculos. Porém, grandes espetáculos necessitam de espaços a altura dessa magnitude.

E aqui no Brasil não é diferente.

Temos grandes casas no Brasil, em todos os estados e grande capitais brasileiras. Porém, nenhuma é tão representativa quanto os Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Teatro Municipal de São Paulo

Uma obra lindíssima construída em 1911 com a presença de 20 mil pessoas colocando a cidade de São Paulo no roteiro internacional dos grandes espetáculos.

Para a época que foi construído o Teatro Municipal de São Paulo a obra foi considerada muito arrojada devido às inspirações e por possuir no seu interior muitas obras de arte que fazer do Teatro Municipal um local mágico.

Ele já passou por grandes obras desde que foi construído e a última foi este ano com uma restauração incrível que o deixou com ar mais moderno e o palco ganhou equipamentos cênicos dos mais modernos.

O Teatro Municipal de São Paulo possui um corpo artístico composto pela Escola de Dança e de Música de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra experimental de Repertório, Coral Paulistano, Coral Lírico Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e o Balé da Cidade de São Paulo

Endereço

Teatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Centro – SP

Telefone: (11) 3397-0300

Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro era um local de muitos espetáculos e não tinha um Teatro à altura para receber tanta atividade teatral. Isso acabava gerando críticas e foi necessário um concurso para receber diversos projetos para o tão esperado Teatro.

A escolha gerou grande confusão e no final foram escolhidos dois projetos que foram adaptados e em 1909 foi inaugurado o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Claro que muitas obras foram feitas já que constataram que ele estava pequeno e em 2008 foi feita a última restauração para deixá-lo ainda mais moderno e bonito.

Hoje o Teatro Municipal do Rio de Janeiro possui seus próprios artistas, orquestra, balé e coro realizando várias produções.

Endereço

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Rua Manuel Carvalho s/n – Centro – RJ

Telefone: (21) 2215 – 5723

Abaixo, confira imagens de ambos os teatros.

E para conferir a lista completa de teatros por todo o Brasil, basta clicar aqui.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook