Atualizado em: 16 agosto 2010

Sistema Digestório Anatomia

O nosso organismo é uma máquina perfeita.

publicidade:

Todos os órgãos têm suas funções distintas e por esta razão devemos cuidar muito bem da nossa saúde para mantermos esta máquina em perfeito estado de funcionamento.

O sistema digestório é composto por vários órgãos e o responsável pela nossa digestão e absorção dos alimentos no nosso organismo.

Não existe, portanto um órgão mais importante que o outro, pois se algum deles não estiver funcionando corretamente vai acabar danificando os outros.

É através da ingestão de alimentos que nosso organismo retira os nutrientes necessários para a construção de novos tecidos e também faz a manutenção dos tecidos danificados.

Este processo somente é possível graças ao sistema digestório, que é o responsável por transformar os alimentos que ingerimos em moléculas suficientemente pequenas para penetrarem em nossas células.

Este sistema responsável tanto pela digestão quanto pela absorção dos alimentos é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e glândulas anexas.

A digestão tem seu início na boca onde o alimento é triturado pelos dentes e umedecido pela saliva.

O sabor dos alimentos é determinado pelas papilas gustativas que são localizadas na língua, é através delas que identificamos quando determinado alimento é doce, salgado, azedo ou amargo.

Em seguida o bolo alimentar segue pela faringe que o empurra para o esôfago, este, através de seus movimentos peristálticos, empurra o alimento para o estômago.

No estômago o alimento é dissolvido pelo suco gástrico, que é produzido por fatores estimulantes como a visão, paladar, odor, mastigação, fome, etc.

Apenas 5% da digestão ocorrem no estômago.

Do estômago, o bolo segue para o intestino delgado, onde os nutrientes serão reduzidos a moléculas muito pequenas através do processo de digestão.

Para realizar todo este processo, o corpo utiliza em média dez litros de água.

É através do intestino grosso que a maior parte desta água é reabsorvida, apenas uma pequena parte dela é utilizada para ajudar no deslizamento do bolo fecal.

Este é o funcionamento do nosso sistema digestório ou digestivo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook