Atualizado em: 22 julho 2011

Segunda Guerra Mundial

Conheça um pouco mais sobre um dos grandes conflitos da história da humanidade.

Sabemos que uma guerra não começa de repente e para que ela se forme alguns fatores influenciam até que ela aconteça e foi justamente desta forma que aconteceu a tão terrível Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial começou na Europa e espalhou pela Ásia e África.

publicidade:

A criação de governos militaristas e expansionistas foi o que desencadeou esta terrível guerra, na Alemanha o nazismo liderado por Hitler que queria expandir a força o seu território desrespeitando tratados firmados, na Itália o fascismo de Mussolini e com todos estes tiranos os dois países estavam passando por crises econômicas e a solução que os governos destes países encontraram para contornar esta crise foi criar indústrias de armamentos.

O Japão aproveitou que tinha também o mesmo propósito de expansão e se juntou com a Alemanha e a Itália começando em1939 a Segunda Guerra Mundial.

No início entre 1939 e 1941 Alemanha, Itália e Japão foram sendo vitoriosos em suas conquistas e só entre 1941 e 1945 que eles começaram a sofrer derrotas e com a entrada dos Estados Unidos os aliados se fortaleceram inclusive o Brasil que se aliou a Itália enviando 25 mil soldados e foram vencedores.

A Segunda Guerra Mundial somente acabou em 1945 deixando um rastro de destruição e muitas conseqüências.

Os primeiros a se render foram Itália e Alemanha e o Japão por ser mais teimoso sofreu conseqüências ainda piores com as bombas lançadas pelos Estados Unidos sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki que foi considerada uma ação desnecessária o que ocasionou destruição que se reflete até hoje no povo japonês.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial foi criada a Organização das Nações Unidas que está presente até hoje e tem como principal objetivo promover a paz e duas potências se colocaram em lados opostos principalmente pela ideologia política que são a União Soviética com o socialismo e os Estados Unidos com o capitalismo.

Os dois países ampliam suas áreas sem ter conflitos armados tendo seus discretos aliados.

Por esta razão ficamos tão apreensivos quando percebemos que países de ideologias opostas começam a se estranhar já que isto pode acarretar uma terceira guerra mundial.

A paz é que deve unir os povos independentes de raça, credo ou ideologia política.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook