Atualizado em: 5 abril 2011

Previsões Maia 2012

Noções sobre a cultura do povo maia, englobando características regionais, assim como especulações sobre a recente teoria do fim do mundo para 2012.

MaiaÉ de conhecimento geral que existe mais uma profecia para o fim do mundo, datada para o final de 2012. Sua autoria é atribuída ao povo ameríndio Maia, uma vez que 2012 marca o fim único do calendário deste povo. Da mesma forma que todas as outras vezes anteriores, existem diversos mitos sobre a profecia, assim como ela acaba indo de encontro – em data e em interpretações textuais – com preocupações científicas inteiramente independentes de explicações metafísicas. O fim do mundo da cultura maia atingiu o medo de muita gente em cheio.

Os Maias

Até que os Toltecas conquistassem o povo Maia, este vivia ao sul do México atual (Península de Yucatán), além de em Honduras e na Guatemala. Caracteristicamente politeístas – visto sua pluralidade religiosa -, matemáticos e agricultores, os Maias elaboraram um calendário com considerável exatidão e “inventaram” o número zero.

publicidade:

No ensino médio brasileiro, os Maias costumam ser estudados em conjunto com outros dois povos ameríndios: Incas e Astecas. Já na historiografia em geral, o povo assume estudo mais aprofundado que comparativo ou agrupado.

Maias [2]A Profecia do Fim do Mundo em 2012

“Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto”, afirma Eduardo Natalino dos Santos, professor de História da América pré-hispânica da USP. “Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último. A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1.”

Maias [3]Observando de um ponto de vista sem pretensões físicas e/ou filosóficas muito complexas, o tempo é uma abstração. Seu propósito é o de marcação, visto que o envelhecimento é, na verdade, o ciclo biológico dos seres se desenvolvendo e, eventualmente, finalizando-se. Além das vicissitudes naturais, como sobreposições de camadas de terra, eras de gelo etc.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook