Modificado em: 2 agosto 2011

Diferenças entre Grafite e Pichação

Há ainda quem confunda a diferença entre Grafite e Pichação. Uma é a forma mais recente de expressão cultural, a outra é um grave crime contra o patrimônio urbano. Confira aqui a linha tênue que separam essas duas práticas.

Desde que o homem se estabeleceu como um ser pensante capaz de produzir produtos culturais como música, pinturas e afins, cada época ficou marcado por particularidades artísticas. Em toda a história, temos diversos representantes das mais diversas áreas artísticas que marcaram época.

Atualmente, vivemos um período de completa liberdade artística e cada vez mais vemos novas formas de se expressar artisticamente. Nesse novo milênio, talvez a maior expressão artística que possuímos é o Grafite. Com um apelo completamente urbano, o Grafite consegue mesclar de maneira perfeita a pintura com elementos atuais e de protesto social.

Porém, erroneamente, o Grafite ainda é confundido com Pichação, o que causa um grande desconforto para os artistas e apreciador dessa arte. Confira abaixo a diferença entre os mesmos.

Grafite

O Grafite é uma arte que apareceu nos anos 70 tendo início em Nova Iorque, possui uma preocupação estética e deixa marcas muito bonitas pela cidade. É considerada a arte da minoria, que tentam divulgar seus trabalhos fazendo maravilhosos desenhos nas ruas. Hoje já existem lugares em muitas cidades inclusive São Paulo com obras de Grafite que só acrescentam em beleza e sensibilidade.

Pichação

As Pichações já são consideradas vandalismos porque não é uma arte e sim uma rivalidade entre grupos que demarcam o território e a “competição” consiste em pichar lugares cada vez mais inatingíveis e mais altos.

Hoje o governo tem se voltado contra eles e até disponibilizado muros para que estas pichações acabem e quem é pego pichando pode ser penalizado por lei.

As pichações incomodam muito principalmente porque ela é feita em qualquer lugar e deixam a cidade feia e contribuem para a violência

Os grafiteiros tentam arrebanhar os pichadores para que eles possam se expressar de forma correta e possam entender a diferença entre pichar e grafitar.

Muitos estabelecimentos são pichados diariamente em todas as cidades e os proprietários acabam tendo um prejuízo enorme em limpar as pichações.

Que as medidas tomadas para conscientizar os pichadores surtam efeito porque muitos deles são verdadeiros artistas e só precisam canalizar seus dons para poderem se juntas aos grafiteiros e continuar nos brindando com tantas coisas bonitas.

Confira abaixo uma galeria com diversas imagens onde você poderá conferir a diferença entre Grafite e Pichação.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook