Atualizado em: 11 julho 2011

Especial de Páscoa | História, Dicas de Presentes, Viagens

A Páscoa é um evento religioso cristão esperado e comemorado por todos os religiosos que estejam ligados a esta corrente. Esta comemoração vem de muito tempo atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Significado

A data tem um significado muito importante, o mais lembrado dentre as religiões, já que trata-se da comemoração da Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

publicidade:

A Ressurreição

Depois de morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Data

O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

O dia da Páscoa é comemorado no Domingo, mais chamado Domingo de Pascoa. Para este ano, a data da comemoração será: 24 de abril.

Não há uma data especifica para a comemoração do dia, portanto a data pode ser diferente em outros anos.

Coelho e Ovo

Poucos sabem da associação que o coelho e ovo de chocolate tem a ver com a comemoração religiosa. Mas a grande relação é que o coelho representa a fertilidade, já que se reproduz facilmente e em grande quantidade. Para entender isso, é necessário voltar a idade Média, quando os pagãos Europeus homenageavam Ostera, ou Esther. Ela era a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

Portanto, tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.

Viagem – A Páscoa que vem juntamente com a semana santa nos dá a oportunidade de ter uns dias de lazer, fazendo com que você e sua família arrumem as malas e trocar os ovos de páscoa em um lugar diferente. Algumas opções de lugares para viajar é sítios, fazenda, chácaras e viajens para visitas de parentes, afinal assim como o Natal, esta é uma data que abre a possibilidade de estarmos juntos com a família.

Dicas de Presente

Neste data o tradicional mesmo é você presentear o outro com ovos de chocolate, os famosos avos de páscoa. Então essa é a dica principal: ovos de chocolate.

Você pode presentear também com coelhinhos de chocolate ou até mesmo um cesta repleta de símbolos que faz parte desta data como muitos chocolates, ovos, coelhinhos.

Confira algumas lojas interessantes onde você pode comprar presentes para a Pàscoa:

E você, recomenda algum tipo de presente para a Páscoa? Participe, deixe o seu comentário!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook