Atualizado em: 11 maio 2011

Orixá Ogum - São Jorge

Tudo sobre o Orixá Ogum São Jorge. Tudo sobre esse guerreiro que se tornou um dos primeiros orixás de sua religião. Aqui você irá saber sobre sua vida e feitos.

Nosso país é rico em cultura, religiões e diversidade. Possuímos uma diversidade cultural imensa, com direito a todos os gostos e diferenças, sendo importante respeitar cada uma, pois somos todos diferentes, mas somos todos iguais perante a Deus. Não se deve julgar alguém por sua religião e muito menos por sua raça, pois cada um tem o direito de acreditar naquilo que lhe acha o mais coerente. Nesse artigo partiremos para a religião Umbanda, aonde falaremos de São Jorge. Existem diversos santos que são consagrados como parte de religiões, entre eles um dos santos mais conhecidos, o São Jorge.

publicidade:

Ogum

Ogum São Jorge significa o orixá ferreiro, o senhor dos metais, pois o próprio Ogum forjava suas ferramentas que eram utilizadas para caça, agricultura, guerra, entre outras utilidades. Ogum possui um culto restrito aos homens e é o filho mais velho de Oduduwa. Ogum é considerado um dos primeiros orixás a descer do céu para a terra, após sua criação. Ogum desceu para a terra buscando uma futura vida humana, e em comemoração a esse acontecimento Ogum recebeu o nome de Oriki ou Osin Imole, que significa o primeiro orixá a vir pra terra”. Ogum São Jorge é um importantíssimo orixá não só no Brasil, mas na África também, de onde tudo veio.

Na Umbanda e no Candomblé existem diversos orixás que são as chamadas entidades. Em determinadas datas são comemoradas suas existências com festas espíritas oferecidas para tais entidades. Cada pessoa possui seu orixá, que lhe protege e lhe acompanha, para isso é preciso ir a um centro espírita e saber qual o seu. Ao realizar simpatias ou oferendas, também são levadas em consideração as entidades.

O guerreiro São Jorge

Foi a partir de Ogum que os homens aprenderam a forjar o ferro e o aço. O guerreiro possui um molho com sete instrumentos de ferro, são eles: machado, pé, alavanca, enxada, espada, picareta e faca. Todas essas ferramentas ajudam o homem a vencer a natureza.

Ogum São Jorge também sempre foi conhecido por brigar sempre contra seus reinos vizinhos. Realizava expedições nas quais sempre trazia um rico espólio e muitos escravos. Foi guerreiro e lutou contra a cidade de Ará, destruindo-a. Realizava saques e devastava diversos estados. Acabou tomando posse da cidade de Irê, matando o rei e colocando o próprio filho no trono em seu lugar.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook