Atualizado em: 28 fevereiro 2011

O que é cultura

Cultura é uma palavra que você certamente deve ouvir constantemente em vários momentos e até você mesmo costuma usá-la, mas o que ela significa de fato, você nunca prestou atenção e até hoje nunca tinha procurado saber. Pois bem, para Edward B. Tylor cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Cultura as vezes é confundido com as noções que cada pessoa tem, como noção de bons costumes, educação, etiqueta, enfim entre outros. Isso, de fato é o que não pode acontecer, pois definindo assim, você estará dizendo que apenas só quem tem cultura são as pessoas de nível financiero maior, o que está completamente errado, já que cada povo tem sua cultura, sua maneira de viver, seus costumes.
Por exemplo, um índio não tem contato com livros, tecnologias, mas isso não quer dizer que ele não tenha cultura, muito pelo contrário, o índio muito mais que a pessoa urbana, tem scultura estabelecida, suas tradições continuam vivas desde seu início.


Saibam que a cultura é dinâmica e ela pode mudar conforme o tempo e as adaptações que os seres-humanos vem sofrendo.
De acordo com a Wikipédia, Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.

publicidade:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook