Atualizado em: 4 junho 2012

O consumo de drogas no Brasil

Entenda mais sobre a questão do uso de Drogas no Brasil.
Você Sabia?
Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, as Drogas matam aproximadamente 200 mil pessoas por ano em todo mundo. Nesse calculo não estão inclusos mortes por álcool ou cigarros.

Cracolândia - ex-reduto de viciados em Crack em São Paulo.

No Brasil vivemos uma situação seria, que tem sido ata para varias discussões ao decorrer dos anos, o consumo de Drogas no país.

Muitas debates se formam quando o assunto é o consumo de Drogas no Brasil, a maioria das pessoas acredita já ter uma opinião formada e geralmente são bem extremistas em suas convicções, ou são completamente contra ou a favor, é bem, difícil vermos uma conversa onde os lados consigam se entender ou falar do assunto de forma pacifica e entrando num senso.

publicidade:

No Brasil a maior incógnita é tentar descobrir, “Usa-se Drogas porque elas estão a venda?” , ou “Vende-se drogas porque existe quem compra?”, essa é a resposta que nosso poder publico vem buscando a anos sem exito nas buscas.

Drogas entre os jovens:

A parte mais afetada pelo consumo das drogas são os jovens, indiferente de classe social, cor, sexo, todos estão bem mais expostos ao uso ou a convivência com pessoas dependentes de drogas.

Uma má formação escolar pode ser o ponto principal para esse fato ocorrer, não que a curiosidade da idade, festas regadas a álcool e drogas e tambem e facilidade com que são influenciados não contribuam para que esse fato seja consumado.

O CEBRID – centro brasileiro de informações sobre drogas psicotrópicas, fez um levantamento em 26 capitais do Brasil, e concluio que o uso de drogas está cada vez começando mais cedo, e tambem que o inicio parece sempre ter o mesmo inicio, o Álcool.

De faço acesso, o Álcool parece ser a 1ª experiencia que os jovens tem com substancias consideradas devastadoras, logo depois a Maconha e a Cocaína e depois partindo pelas outras drogas, até o Crack.

Passeatas no Brasil:

A Descriminalização dos usuários de Drogas no Brasil, tambem é um tópico que tem sido muito explorado, diversas pessoas acreditam que o usuario de drogas não deve ser tratado como um crminoso, no pior dos casos, ele deve ser tratado como um doente, alguém que necessita de ajuda para sair da situação atual.

Marcha da Maconha - acontece em alguns estados do Brasil e sempre é motivo de polêmicas, em 2012 a Marcha foi realmente pacifica sem nenhum incidente relatado. foto(divulgação)

Por isso nos grandes centros do Brasil temos Passeatas pacificas (mesmo algumas não acabando tão pacificamente assim), para um novo projeto de leis, que seja menos hostil e realmente funcione.

Em vários estados temos a já conhecida Marcha da Maconha, onde pessoas que querem a descriminalização da droga vão ás ruas para lutar por um novo projeto de lei, que não trate usuários da forma que os mesmo vem sendo tratados.

No ultimo dia 28, tivemos uma novidade que promete abalar ainda mais as discussões sobre a legalização de algumas drogas no Brasil, uma Comissão de juristas que estão elaborando um projeto para fazer mudanças no código penal, aprovou uma lei que diferencia a lei referente ao Tráfico de Drogas, para a lei em que se enquadravam os usuários.

Pela proposta aprovada, qualquer pessoa que for pega com quantidade suficiente de drogas para se manter 5 dias, não poderá mais ser presa, claro que a quantidade varia de cada tipo de droga.

O projeto de lei também modifica a quantidade de tempo que um traficante ficará preso caso for pego vendendo drogas, qualquer quantidade que for, se for aprovado o projeto, traficantes ficarão presos de 5 a 10 aos e não mais 15 como o antigo projeto previa.

É apenas mais uma virgula nesse debate que já dura muito tempo, e que provavelmente ainda vá durar muito mais, porem já é uma grande vitória saber que as pessoas estão dispostas a conversas sobre o assunto e também dispostas a enxergar os 2 lados da moeda.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook