Atualizado em: 12 julho 2010

Narguile – Como Preparar

Se é bem um fumo só quem tem o hábito de usar o Narguile sabe dizer com precisão.

publicidade:

O que se sabe mesmo é que a prática virou uma febre entre muitas pessoas, principalmente entre adolescentes, antes e após a balada.

CULTURA

Tudo é uma questão de cultura.

Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar.

E assim como o hábito é um traço cultural, há muitos outros nomes para a prática como o de origem árabe que também é chamado de hookah.

E também na Índia e outros países que dominam o inglês também se chama shisha ou narguilê, nakla, Maguila ou ainda arguile.

O QUE É

Muitos lugares possuem formas diferentes de usar a Naguile, mas tudo acaba discorrendo da mesma forma como a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante.

É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.

ORIGEM

O Narguilé surgiu na região do Oriente e dizem que o narguilé teria sido inventado na Índia por um médico chamado Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando esta ferramenta chegou à China, muitos chineses passaram a usar o narguile como ópio.

Com os árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, e o narguile passou a ser um delicioso acompanhamento de café e prosa.

OUTROS LUGARES

O narguilés também já foi usado na Pérsia e na Mesopotâmia.

E os instrumentos mais usados para usar o narguilês eram de madeira e o coco que fazia o lugar do corpo. Hoje, os materiais são de cerâmica ou porcelana ou ainda de metal. No Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias

DICAS DE PREPARO

A arguile deve estar sempre bem vedada, ou com todas as borrachinhas de vedação no local certo, ou então com pedaços de pano úmido em todo lugar por onde possa estar vazando ar.

4- A mangueira deve estar sempre limpa, mas não se deve usar água, pois ela é feita de couro por dentro. A pessoa pode usar uns arames felpudos para enfiar na mangueira, ou simplesmente assoprá-la com bastante força.

5- Na hora de colocar a essencia no recipiente de barro, a pessoa deve ir colocando a essencia em pequenos pedacinhos, pouco a pouco, e sem nunca apertar ou amassar a essencia, pois quanto mais “soltinho” ele estiver no pote, mais o ar quente vai circular lá dentro. Não encha o pote até a boca de essencia, justamente pro papel alumínio não amassar a essencia quando for colocado. Se o papel alumínio nem encostar na essencia, melhor ainda.

6- Coloque o papel alumínio de forma que ele fique bem reto e liso onde ele cobrir o pote com a essencia, e faça os furinhos com palito de dente, mas sem enfiar muito o palito, para os furos não ficarem muito grandes. Cerca de vinte furos já é o suficiente. O primeiro furo deve ser feito de baixo pra cima (enfiando o palito por baixo do pote de tabaco, e deixando-o atravessar o papel alumínio lá em cima). Os outros podem ser feitos normalmente, de cima pra baixo.
7- NÃO PODE usar carvão normal de churrasco , DEVE-SE USAR  carvão especial para arguile (que dão bem menos trabalho pra acender), mas em qualquer situação, há três coisas importantes: o carvão ideal é aquele mais ou menos do tamanho de uma azeitona grande quando ele for colocado no papel alumínio; o carvão quando colocado deve estar TOTALMENTE em brasa (de forma que não se veja nele NENHUMA parte preta, ele deve estar totalmente avermelhado); o carvão deve ser colocado não no centro do papel alumínio, mas nas bordas. Se a fumaça estiver vindo fraca mesmo após tentar puxá-la por uns cinco minutos (A ESSENCIA demora até começar a queimar), coloque outro pedaço de carvão, na borda oposta àquela onde o primeiro carvão estava.

8- Fumar arguile não é como fumar cigarro, simplesmente acender, fumar e pronto. A arguile deve ser fumada de forma especial, ou com os amigos, ou sozinho, refletindo. É importante estar em um ambiente de temperatura agradável, ter alguma coisa coisa que se goste para beber (pode ser suco, refrigerante, bebida alcóolica), enfim, estar confortável e relaxado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook