Atualizado em: 31 agosto 2011

Museu Imperial de Petropolis

O Museu de Petrópolis é um dos mais importantes museus do Brasil, no qual, foi criado em 29 de março de 1940

O Museu Imperial de Petrópolis é um dos mais importantes museus do Brasil, no qual, carrega consigo a história do nosso país. Aliás, é uma das principais atrações da cidade turística de Petrópolis, se não for a maior.

Para quem não sabe, em 1822, D. Pedro I estava viajando para Vila Rica em Minas Gerais com o objetivo de buscar apoio ao movimento da Independência do Brasil, mas ele acabou se encantando com a Mata Atlântica e o clima ameno da região serrana. Hospedou-se na Fazenda do Padre Correia e comprou a Fazenda do Córrego Seco, em 1830, por 20 contos de réis, pensando em transformá-la um dia no Palácio da Concórdia.

publicidade:

Portanto, o Museu Imperial transformou-se em Museu em 29 de março de 1940. Foram transferidas para ele, várias coleções do extinto Museu Histórico de Petrópolis. Depois foram levadas peças de outras, instituições, além de compras e doações de vários colecionadores. O acervo do Museu Imperial tem na coroa de D. Pedro II a sua peça de maior destaque, assim como o cetro dos imperadores brasileiros e a pena usada pela princesa d. Isabel para assinar a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.

Então, já deu para perceber que o museu realmente faz parte da história brasileira, já que os reis da época do Brasil Colônia e de sua independência estiveram presentes lá, para que hoje a aura do museu pudesse existir.

Você pode saber muito mais sobre o museu e sobre sua importância, sobre o que você pode visitar, para isso, basta acessar o site oficial e saber de todas as informações. Fora isso, caso você escolha fazer uma viagem para região serrana do Rio, com certeza, você vai conhecer de perto o Museu Imperial de Petrópolis.

Site: http://www.museuimperial.gov.br/

Conheça também outros museus importantes do Brasil como o Museu da Arte Moderna e o Museu Nacional do RJ.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook