Modificado em: 24 abril 2011

Literatura de Cordel | Poemas, Versos, Rimas e Origem

Tudo sobre a literatura de Cordel. Informações sobre a origem e como são feitos esses versos e como são declamados. Além de diversas fotos de cordéis.

Nosso país é conhecido pela cultura e pela rica miscigenação. Em cada parte do país existe um tipo de cultura, isso envolve desde comidas típicas até vestimentas e hábitos. Algo que representa muito bem a cultura do nordeste é a literatura de cordel. Através da literatura de cordel, podemos apreciar poemas e muitos versos, além de rimas de quem entende do assunto. Desde sua origem, a literatura de cordel vem se aperfeiçoando cada vez mais. Nesse artigo iremos falar sobre a importância e sobre toda a literatura de cordel.

O que é

A literatura de cordel é um tipo de poema, que diferentemente das outras, é um tipo de poema mais popular, que é realizada de maneira oral, sendo também impressa em folhetos originalmente mais rústicos. Esses poemas impressos são pendurados e expostos em cordéis ou cordas, dando origem ao nome da literatura em Portugal. Essa maneira de pendurar poemas em barbantes, não perdurou aqui no Nordeste do Brasil, mas foi herdado do mesmo jeito. Os cordéis são escritos em forma de rimas e alguns são ilustrados com diversas gravuras. Os poemas de cordel são feitos com estrofes de dez, oito ou seis versos. Os poemas são recitados de forma melodiosa e cadenciada e normalmente são acompanhados de uma viola. Suas declamações são feitas de maneira bem animada e empolgada, conquistando muitas pessoas por onde passa e conseguindo grande número de compradores.

Origem da literatura de cordel

A literatura originou-se por volta do século XII no ocidente, com suas primeiras manifestações dessa literatura popular.  Eram realizados vários encontros no sul da França, na Palestina, no norte da Itália, na Roma, na Galícia e no santuário de Santiago. Eles se reuniam para transmitir histórias e os primeiros versos compostos. Assim foram surgindo os primeiros núcleos de cultura regional e seguiram se espalhando pela Europa e mais pra frente pela América.

O cordel no Brasil

Os versos de cordel demoraram para chegar na imprensa e não teve um acesso do público rápido, chegando muito tempo depois no Brasil, tendo seu apogeu no século XX. A literatura de cordel no Brasil é caracterizada pela poesia popular. A literatura é mostrada muito mais de modo oral, passando de geração para geração. A literatura de cordel tem maior ascensão em regiões onde a cultura se destaca mais, aonde ela é mais valorizada e mais delineada. No Brasil, as regiões que se caracterizam desse modo são a Nordeste e a Sul.

A literatura de cordel vem sido mostrada de muitos modos no Brasil. Uma forma é através do grupo Cordel do Fogo Encantado, que é responsável por transmitir seus versos em forma de música, além de recitar diversos cordéis em seus shows. O grupo hoje em dia não está mais junto, mas marcou e trouxe grandes características, levando o cordel para uma parte ainda desconhecida. Outro modo em que o cordel é mostrado, é através da nova novela da Rede Globo, Cordel Encantado. Nessa novela, é mostrado a cultura bem característica dos nordestinos que recitam tais cordéis, além de ter como trilha diversos versos musicados.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook