Liderança autocrática, liberal e democrática


Autocracia é o poder por si próprio.

É um modo de governar no qual um único homem detém o poder supremo, tendo o controle absoluto em todos os níveis de governo, sem o consentimento dos governados. O sentido do termo tem uma denotação histórico concreto e política que convergem em muitos pontos.

Caso uma monarquia absoluta seja de direito divino não pode ser considerada como uma autocracia, porque a sua legitimidade depende de uma entidade superior.

O imperador se denominava autocrata quando seu poder era supremo, absoluto, ilimitado, irresponsável com relação a qualquer instituição terrestre e dado somente por Deus, governando total sobre a sociedade porque controlava o domínio temporal e espiritual.

Politicamente, autocracia é um termo que mostra uma particularidade de governo absolutista, tendo um sentido restrito e outro mais amplo.

O restrito e mais exato reporta-se ao grau máximo de absolutismo na personalização do poder.

O chefe de estado absoluto é autocrata, portanto, sempre não há força social capaz de limitar explícita e implicitamente os seus poderes políticos.

Democracia

Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, de forma direta ou indireta, através de representantes eleitos.

Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

Diferenças

As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções.
A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada “democracia pura”), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada “democracia indireta”), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.