Folclore Brasileiro: Lendas

O Folclore Brasileiro ilustra perfeitamente a cultura do país, sendo que cada região possui crenças diferentes. As lendas e mitos resultam do imaginário popular, histórias que são contadas pelos antigos e são capazes de despertar medo e curiosidade ao mesmo tempo. As cidades interioranas do Brasil apresentam um forte folclore, que conseguiram dar origem às festas populares.

►e mais: Guia completo do Folclore Brasileiro

É importante ressaltar que mito e lenda não possuem o mesmo significado, o primeiro termo se refere a uma estória popular transmitida de uma geração para outra, já o segundo se refere a uma narrativa com recursos simbólicos originados na Antiguidade. A seguir temos informações a respeito das principais lendas brasileiras, confira.

Saci-Pererê

Lendas do Folclore Brasileiro

Garoto negro de uma perna só que adora aprontar travessuras em ambientes como sítios e fazendas. O saci usa um gorro vermelho e vive com um cachimbo na boca.

Mula-sem-cabeça

Lendas do Folclore Brasileiro 2

Devido ao romance com um padre, uma moça recebeu o castigo de ser transformada em um animal com corpo de mula e chamas ao invés de cabeça. Ela passa por essa transformação todas as noites de quinta-feira e circula pelas matas.

Lobisomem

Lendas do Folclore Brasileiro 3

Essa lenda existe em vários países e conta a história de um homem, que se transforma em lobo em todas as noites de lua cheia. Na fase animal, o indivíduo se torna agressivo e só pode ser morto com um tiro de bala de prata.

Boto

Lendas do Folclore Brasileiro 4

Lenda típica da Amazônia, onde se acredita que o peixe se transforma em um lindo homem para seduzir mulheres em festas e engravidá-las. O encanto se acaba quando ele mergulha nas águas e se transforma em boto novamente.

Mais Lendas do Folclore Brasileiro

Essas são as principais e mais famosas lendas do Folclore Brasileiro, acessando este site, você encontra a lista completa.