Atualizado em: 24 junho 2010

José Saramago – Frases, Livros, Blog

Com pesar, o mundo recebeu a notícia do falecimento do escritor português José Saramago. Um gênio da literatura que já foi premiado com as maiores e mais importantes láureas da literatura mundial.

publicidade:

TALENTO

Este escritor, mundialmente renomado, nasceu em Azinhaga, Portugal. Ele era dono de uma cultura impressionante e era formado em jornalismo e também atuava na área de contista, romancista, dramaturgia e poesia.

Em 1998, ganhou o Nobel de Literatura e também o prêmio Camões, a maior láurea portuguesa para os amantes da Literatura Lusa. Muitos atribuem a ele o reconhecimento mundial da Literatura portuguesa em todo o mundo.

OBRAS

As obras de Saramago convidam o leitor à reflexão sobre a vida e seus valores. Certa vez, em uma entrevista, ele disse que jamais escreveria sobre aquilo que não acredita. E tanta sinceridade, até mesmo na ficção, fez com que sua obra chamada Ensaio Sobre a Cegueira fosse adaptado para o cinema e lançado em 2008,.

A narrativa foi produzido no Japão, Brasil e Canadá, dirigido por Fernando Meirelles.

ATEU

José Saramago era ateu, não cria na existência de Deus, e foi membro do Partido Comunista. Ele disse que seria sempre comunista porque não tinha outra forma de ver o mundo se não pelas lentes da filosofia comunista.

Ele dirigiu um jornal diário português e foi casado com uma espanhola com quem viveu nas Ilhas Canárias.

FAMÍLIA

Saramago veio de uma família de pais e avós agricultores. E foi pelas dificuldades financeiras que ele não conseguiu entrar o quanto antes da universidade. Mas, o gosto pela cultura e pelas letras, não o fez desistir, tanto que, morreu sendo um curioso de tudo que acontece no mundo.

Experimentou vários trabalhos, um deles foi o de serralheiro mecânico. Mas, fascinado pela literatura, tudo que fazia era ler e deixar a mente aberta para criar obras que marcaram todo o mundo.

Mais de Saramago neste blog.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook