Atualizado em: 15 dezembro 2010

Iemanja na Umbanda

No Brasil, Iemanjá é provavelmente a mais popular entre os orixás. Seu axé é assentado sobre pedras marinhas e conchas, guardadas numa porcelana azul. O sábado é o dia da semana que lhe é consagrado, juntamente com outras divindades femininas. Seus adeptos usam colares de contas de vidro transparentes e vestem-se, de preferência, de azul-claro.

publicidade:

Dizem na Bahia que há 7 imenjás:

  • Iemowô, que na África é a mulher de Oxalá;
  • Iamassê, mãe de Xangô;
  • Euá (Yewa), rio que na África corre paralelo ao rio Ògùn e que frequentemente é confundido com Iemanjá em certas lendas;
  • Olossá, a lagoa africana na qual deságuam os rios.
  • Iemanjá Ogunté, casada com Ogum Alagbedé.
  • Iemanjá Assabá, manca e sempre fiando algodão.
  • Iemanjá Assessu, muito voluntariosa e respeitável.

De acordo com a Wikipédia, Imenjá é Sincretizada no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória comemorado em 15 de agosto. Na Umbanda, ela também recebe o título de Senhora da Coroa Estrelada.Em São Paulo, a maior comemoração é no dia 8 de dezembro, na Praia Grande.

No Rio Grande do Sul a comemoração é no dia 2 de fevereiro, onde, Yemanjá é sincretizada comNossa Senhora dos Navegantes. As cerimônias são comumente feitas à beira-mar, no litoral gaúcho. Também ocorrem em rios, como em Porto Alegre (Rio Guaíba). Em Santa Catarina é relizada anualmente no dia 2 de Fevereiro ma Praia Central de Balneário Camboriú a Festa em Homenagem a Yemanjá. No Rio de Janeiro a festa de Iemanjá e comemorada no dia 29 de dezembro , dois dias antes do ano novo para evitar um maior congestionamento nas praias e ruas. As oferendas lançadas ao mar para a orixa contam de palmas, rosas e flores principalmente na cor branca, seu metal e prata é seu dia e sábado. Sua saudação e Odocya .

Fontes: Wikipédia e http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Iemanj%C3%A1

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook