Atualizado em: 30 outubro 2014

Festa de Halloween 2014 | História, Símbolos e Tradição

Confira todas as informações sobre a origem e toda a história do Halloween e da sua data comemorativa. Saiba também como surgiram os símbolos da data e as tradições que a data segue.

Muito se questiona sobre a real origem da data do Halloween. O Halloween é uma data comemorada no dia 31 de outubro que surgiu nos Estados Unidos, mas especificamente na região Norte do país. Embora seja original dos Estados Unidos, é uma data muito comemorada pelos países ocidentais.halloween

Dentre todos os assuntos sobre o Halloween, você poderá conferir no Sempre Tops.

publicidade:

História do Halloween

Muito se acredita que o Halloween surgiu cerca de 2500 anos atrás, por volta da existência do povo celta. O povo celta acreditava que nessa data (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para possuir os corpos de pessoas vivas. Com o objetivo de assustar os tais espíritos, o povo celta colocavam em suas casas itens como ossos, caveiras, abóboras. Daí o uso desses objetos para a decoração hoje em dia.

festa halloweenPara o povo pagão, a comemoração da data se tornou proibida, pela ligação que o povo fazia com o diabo, realizando cultos e rituais satânicos. Pela conotação da data, a Igreja Católica criou no dia 2 de novembro, o Dia de Finados.

Símbolos e Tradição do Halloween

Existem muitos itens que simbolizam o Halloween, como a abóbora, símbolo principal da data. Entre outros estão as caveiras, os morcegos, aranhas, etc. Esses itens fazem parte de toda decoração de uma festa ou de qualquer relação que se faça com o Halloween.

Faz parte da tradição que as pessoas se fantasiem, assim como as crianças. Os adultos se fantasiam normalmente apenas para complementar a festa e para se divertir com o visual de todos.

 

 

Costumes do Halloween

Um dos maiores costumes do Halloween é a utilização de abóboras como objeto de decoração. Isso porque na época do povo celta, a população acreditava que os espíritos saíam do cemitério para possuir os corpos de gente viva como citado anteriormente, então o povo celta colocava abóboras customizadas com rostos na tentativa de espantar os tais espíritos. Assim como a abóbora, o povo celta também utilizava morcegos, aranhas e outros itens para assustar os espíritos, itens que permanecem até hoje como costume do Halloween. Outro costume é realizado pelas crianças, que são fantasiadas pelos pais para poder sair batendo na porta das casa decoradas repetindo a frase “Gostosuras ou Travessuras?”, no qual o morador terá que dar doces para as crianças ou se não, receberá uma travessura.

Brincadeiras do Halloween

As brincadeiras serão de acordo com cada lugar, mas existem algumas mais antigas que são feitas tradicionalmente. Uma das brincadeiras mais conhecidas é a de por a verruga da bruxa. É feito um desenho de uma bruxa em um tamanho grande e são distribuídos chicletes para as crianças. As crianças são vendadas e então, terão que encontrar a bruxa apenas por dicas e colocar a verruga (chiclete) no nariz dela.

Outra brincadeira bastante antiga tradicional do Halloween é o das maçãs. Várias maçãs são penduradas por barbantes e as pessoas se posicionam em frente a elas, a uma distância razoável. Vendam-se as pessoas e alguém sacode as maçãs penduradas. As pessoas então terão que pegar a maçã apenas com os dentes. Além dessas brincadeiras, podem ser feitas gincanas para que sejam encontrados doces no local em que a festa está acontecendo.

A festa do Halloween

A festa é uma das mais esperadas por diversas pessoas do mundo inteiro, já que se trata de uma data mundial. Muitas pessoas esperam para poder se fantasiar, decorar o local da festa e servir comidas decoradas. Principalmente as crianças se divertem muito em festas desse tipo.

O Halloween atualmente

Ultimamente, o Halloween é uma das festas que rende mais lucros ao mês de outubro em diversos países. Mesmo com origem americana, sua popularização deve-se principalmente a influência da cultura norte-americana em todo mundo. Em termos mercantis, é uma das datas mais lucrativas, onde existe um crescimento considerável nas vendas de fantasias, máscaras e outros artigos relacionados.

O Halloween Nos Estados Unidos

Definitivamente, o Halloween nos Estados Unidos é levado bem a sério. A população se prepara antecipadamente todos os anos, para que nada saia errado. Todas as crianças se fantasiam e saem as ruas, batendo de porta em porta a procura de doces ou realizando travessuras. São realizadas diversas brincadeiras e todos se fantasiam muito bem, realizando incenações muito criativas e que acabam atraindo turistas do mundo inteiro.

Personagens do Halloween

Dentre todas as figuras que fazem parte do Halloween, existem aqueles mais clássicos. Alguns personagens acompanham o Halloween desde o seu início, como o Drácula e o Frankstein. Quem nunca viu alguém fantasiado desses personagens? Atualmente, foram incluídos outros personagens mais modernos, como Freddy Krueger, Jason e o famoso Chucky, o boneco assassino. São personagens do terror que caracterizam a festa de Halloween em todos os lugares do mundo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook