Atualizado em: 21 janeiro 2010

Gráficos Ponto Cruz

O Gráfico de Ponto Cruz é uma das técnicas mais utilizadas na prática do bordado, junto com o Ponto Cheio.

publicidade:

Bordado é uma forma de criar desenhos, a mão ou a máquina, em tecidos, utilizando tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal, de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado. A cidade de Ibitinga (interior de SP), realiza todos os anos a tradicional Feira do Bordado de Ibitinga, trazendo à cidade turistas do Brasil inteiro.

Existem também os bordados do Ceará, provenientes de artesãos de todo o estado, muito conhecido por sua beleza e sua arte peculiar. Através deste tipo de bordados pode se ver as características do povo daquela terra, sua cultura e sua história, que é passada de pai para filhos há séculos.

Na cidade de Japaratuba, Sergipe, as artesãs criaram um clube para trocar experiências e aperfeiçoar as suas técnicas. O clube é conhecido como “clube das mães”.

“O ponto cruz eu conheci quando tinha 14 anos. Teve mães que aprenderam e os filhos dessas mães herdaram isso também. Comecei a participar no clube e conheci pessoas que ensinaram esse trabalho as suas netas”, revela a bordadeira, Maria Pereira dos Santos.

Outra cidade onde o bordado está muito presente é na pequena Divina Pastora, também no Sergipe. Lá, o bordado garante o sustento de muitas famílias:

“Como aqui tem pouca oportunidade de emprego o bordado está sendo uma substituição da renda de cada pessoa. Para muita gente, para comunidade e para quem faz bordado, é uma complementação grande”, fala Elizabete do Santos, rendeira.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook