Filósofos Gregos

Filósofos Gregos

Um Dos Maiores Filosofos, Aristoteles foi o fundador da Escola Filosofica do Liceu, e tratou da logica como obra de vida. (Divulgação)

Os filósofos gregos trouxeram grandes mudanças e descobertas que são indispensáveis, e são lembrados até hoje pela história e exemplos que fizeram para mudar o mundo. Lembrados com muito respeito, eles tiveram um papel notável para a contribuir com a evolução do homem, pois sem eles muitas coisas não seriam conhecidas e é por isso que nesse artigo falaremos um pouco mais sobre esses filósofos da Grécia Antiga.

O que é Filosofia?

Para você entender bem, Filosofia possui um significado bem simples de “amor a sabedoria”, que foi instituída na Grécia. Teve uma grande importância para o mundo e para a cultura do ocidente, por isso podemos citar como exemplo algumas criações que tiveram essa influência.  Nessas criações vão desde a área de comédia e tragédia do teatro, e chega as grandes contribuições para a História, Geografia, Matemática, Artes, Música e Literatura, que são estudadas até hoje.

Conhecendo os Períodos

Podemos dividir a filosofia grega em três partes, o primeiro foi o período pré-socrático, depois o período Socrático, seguido da ultima parte, que foi o Helenístico.

No primeiro período houve descobertas sobre como surgiu o mundo e das coisas que tinham ao seu redor. Já no período socrático, o foco era o homem em si e por fim no período helenístico houve uma associação do cristianismo com a filosofia, que passou a crer mais em soluções individualistas do que as coletivas. Além disso, a Grécia ficou conhecida como o “berço dos pensadores” e podemos afirmar com toda a certeza que muitos deles nós conhecemos e iremos falar de um muito importante agora.

Aristóteles

Aristóteles nasceu em 384 a.C em Estágira e faleceu em 322 a.C. Seus pensamentos são de grande influência em nossa cultura e em nossa educação, pois ele é considerado o pai do pensamento lógico. Seus estudos filosóficos eram baseados em experimentos que comprovassem os fenômenos ocorridos na natureza. Ele era o principal discípulo de Platão e seus trabalhos são de grande utilidade, por exemplo, nas áreas da Biologia e Astronomia.

O mesmo escreveu sobre diversas áreas que possuía grande conhecimento e seus discípulos fizeram como que seus pensamentos fossem passados a diante, e sua grande obra foi o livro “Organon”, que é uma reunião da maioria de seus pensamentos.

Porém, além de Aristóteles podemos citar outros filósofos gregos que também tiveram a sua contribuição e importância para a cultura mundial. Vale à pena conferir abaixo a relação de nomes, e caso você se interesse basta pesquisar um pouco mais em livros sobre os pensamentos desses grandes pensadores.

Outros Filósofos Gregos:

  • Sócrates
  • Platão
  • Epicuro
  • Aristarco
  • Ptolomeu
  • Tales de Mileto
  • Parmênides
  • Heráclito
  • Diógenes