Atualizado em: 10 janeiro 2011

Festejos Populares do Brasil

É fato, o Brasil tem uma característica muito marcante reconhecida no mundo inteiro, que é a alegria do seu povo. Apesar dos problemas do nosso país, o povo brasileiro sempre consegue fazer grandes festas e comemorações.

publicidade:

No Brasil temos várias festas, muitas delas são características próprias de cada região e época do ano. E todas elas são sempre envolvidas de muita alegria e historia por trás. A seguir uma breve descrição das festas mais conhecidas.

Temos a Festa do Boi-Bumbá, tendo provavelmente nascido no final do século XVIII com influencias dos portugueses, é uma das maiores festas do país. Tudo é feito envolto da figura do boi, ocorrem muitas canções e danças.

Na Festa do Divino, é comemorado, sete dias depois da páscoa o momento bíblico da descida do espírito santo. Durante  o evento, ocorrem procissões, quermesses e shows, além da apresentação de grupos folclóricos.

Já na Festa Junina, são comemorados três santos, São Pedro, Santo Antonio e São João. È uma comemoração feita em todo o país, no mês de Junho, com brincadeiras, comidas típicas da festa além da música tema que é sempre o forró.

A Folia de Reis é uma festa de caráter religioso em homenagem aos três reis que foram visitar o menino Jesus na noite de Seu nascimento. A festa possui a procissão de pessoas vestidas como reis pelas ruas da cidade entoando cânticos religiosos.

Por último não poderíamos esquecer o Carnaval, que normalmente é comemorado no mês de Fevereiro, porém no ano atual de 2011 será no mês de Março. A festa é bem liberal, tendo desfiles de trios elétricos pelas ruas e competições de escolas de samba. A festa tem um enorme tamanho, sendo muito bem reconhecida no exterior.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook