Atualizado em: 3 janeiro 2011

Feriado 19 de abril – Dia do Índio

Essa data teve origem no ano de 1940, quando foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, aonde contaram com a presença de vários líderes indígenas que foram convidados para participar das reuniões, além de diversas autoridades governamentais dos países da América. Mas durante diversos dias, os líderes indígenas não compareceram para as reuniões por receio, temendo que algo acontecesse. Mas mesmo temerosos, alguns líderes resolveram participar e compareceram ao evento, pois entendiam o poder de tal evento, a importância desse momento. A participação desses líderes indígenas ocorreu no dia 19 de abril, sendo escolhido então como Dia do Índio.

publicidade:

Essa data foi criada por Getúlio Vargas em 1943, através do decreto lei número 5.540. Desde então, comemora-se o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Este dia é dedicado a toda a cultura indígena, com a realização de festas comemorativas para comemoração da presença dos índios em nossa terra, índios esses que já habitavam aqui antes mesmo dos portugueses e que nos ensina muito sobre o meio ambiente e toda sua cultura.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook