Atualizado em: 8 maio 2013

Expressões Populares Brasileiras

É super importante não utilizar gírias e expressões populares em trabalhos colegiais e universitários, além de entrevistas para emprego.
Você Sabia?
Que o dicionário existe desde a Antigüidade, quando os impérios de sumerianos, assírios e babilônios, que floresceram por volta de dois mil e quinhentos anos antes de Cristo.
ditados_populares

As Origens das expressões e provérbios populares

Existem expressões populares em todos os países do mundo, mas por que será que no Brasil ela é mais marcante, não é verdade?

Conheça a seguir algumas das expressões mais populares e seus respectivos significados, algumas até mesmo são muito engraçadas e podem significar o que você nem mesmo imagina, confira algumas a seguir e se divirta.

Significado das Expressões Populares

Comer com os olhos

Esta é uma expressão bastante popular que significa comer uma quantidade considerada superior aquela que é necessária para se passar a fome, ou ainda comer muito além dos limites, comer em excesso ou ainda que está cuidando de forma maliciosa uma outra pessoa.

Zé do povinho

Zé do povinho é uma expressão bastante popular, muito utilizada no norte e Nordeste do Brasil e seu significado quer dizer gente simples ou ainda pessoa do povo. Esta citação é utilizada para que se possa qualificar uma pessoa que seja socialmente desqualificada, uma gentalha, e também uma forma bastante popular de citar uma pessoa que é um homem do povo.

Do arco da velha

Esta é uma expressão que significa fantástico, incrível, espantoso, e muitas vezes é complementada por “São coisas do arco da velha” o que lembra de coisas bastante antigas.

Cavalo Paraguaio

Esta é uma expressão bastante citada em bibliografias muito utilizada para designar os times que começam um determinado campeonato com uma atuação excelente, e ao passar os jogos começam a ser superados por outros times, também é muito utilizada quando um jogador se destaca de forma excelente no futebol e depois cai a sua produção.

Chá de cadeira

Esta é uma expressão que significa que você irá ter uma espera bastante prolongada. Como por exemplo, a paciente tomou um chá de cadeira durante a consulta no consultório médico. Esta é uma expressão considerada idiomática que cita que a pessoa esperou por muito tempo.

Custar os olhos da cara

Esta é uma expressão utilizada para designar quando algo está muito caro, e tem um preço muito alto. A origem desta expressão vem de costumes antigos, na antiga Grécia onde vários poetas eram cegos e diziam que fizeram algo que lhes custou os olhos da cara.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook