Exemplos de cultura popular brasileira

Muito se fala sobre cultura popular, mas afinal de contas, o que realmente é a cultura popular? Será que tudo que ganha esta denominação hoje em dia realmente pode ser considerado cultura popular, ou apenas ganha este nome na falta de uma classificação melhor. Pois bem, a cultura popular pode ser definida sempre como um conjunto de manifestações artísticas ou culturais que estão diretamente relacionadas a um determinado país ou região.

Alguns Exemplos

Carnaval

Exemplos Cultura - Carnaval

O Carnaval pode sim ser considerado um movimento artístico e exemplo de cultura brasileira. É claro que podemos encontrar carnaval em outros países, mas em nenhum outro lugar poderemos encontrar o carnaval como é apresentado no Brasil. A forma como ele é comemorado nas diversas regiões brasileiras acabam realmente se tornando uma grande manifestação cultural nacional.

Folclore

Exemplos Cultura - Folclore

O folclore de uma determinada região ou de um determinado país também acaba sendo muito importante. Trata-se de histórias e lendas que vão sendo contadas e repassadas de geração para geração, sendo que muitas delas acabam realmente querendo passar uma mensagem ao final das contas para quem está ouvindo. No caso do Brasil temos por exemplo histórias que se tornaram muito famosas, como o Saci ou ainda como a história de Caipora. Existem ainda o folclore regional, que acaba sendo variações do nacional.

Superstições

As superstições também acabam entrando como parte de uma manifestação popular muito interessante. Geralmente elas estão relacionadas a elementos míticos de um determinado pais, e acabam também se misturando com as histórias do folclore. Um exemplo disso que estamos falando é uma história do Rio Grande do Sul chamada Negrinho do Pastoreio, a história de um escravo que acabou sendo morto atirado em um formigueiro.

No mesmo estado, é muito comum que pessoas que perdem pequenos objetos peçam ajuda dele para encontrar, prometendo depois um cigarro. O mesmo se faz em outras regiões com o Saci. Existem também muitas superstições relacionadas a religião, como é o caso das mulheres que querem casar e que colocam a imagem do Santo Antônio de cabeça para baixo.