Atualizado em: 26 novembro 2013

Enart 2013

Para você que não sabe a ENART é o maior festival de arte amadora da América Latina segundo a UNESCO, portanto fique atento as informações abaixo.
Você Sabia?
Que o chimarrão, tradicional hábito do Rio Grande do Sul, é um símbolo da hospitalidade do gaúcho.
fase-regional-do-enart-2013

O ENART é para o gaúcho como o Carnaval para o carioca

O Enart, mais conhecido como Encontro de Artes e Tradição já está na sua edição de número 28. E podemos dizer que tudo começou com uma grande competição existente entre ctgs para que as pessoas que frequentassem de forma mais assíduas aulas de alfabetização do mobral pudessem ter um grande incentivo e ainda estímulo para aprender a cultura.

Histórico do Evento

O evento era realizado sempre na Serra Gaúcha, na cidade de Farroupilha mais precisamente, levando o nome de Fegart – festival Gaúcho de arte e tradição, agora desde o ano de 1997 o evento acontece na cidade de Santa Cruz do Sul.

publicidade:

O nome acabou mudando para Enart e ainda permanece até hoje desta forma considerado como um dos maiores e melhores eventos de meio tradicionalista gaúcho.

Informação

Apesar de tudo isto ao longo dos anos surgiram uma série de mudanças bastante significativas, onde teria aumentado até mesmo o número existente das categorias concorrentes, e que ainda poderiam abranger com isto diversos tipos de aspectos existentes voltados para a cultura gaúcha.

Sem dúvida alguma em um dos momentos mais bonitos do Enart podemos contar com a dança de integração onde todos os grupos existentes de danças tradicionais acabavam se apresentando antes dos resultados finais, e ainda puderam demonstrar todas as grandes forças existentes das culturas do Rio Grande do Sul.

Encerramento do Evento

O evento acabou finalizando no dia 17, no último domingo, e tinha o tema Solidariedade, acenda o seu coração, o evento contou com uma série de apresentações artísticas e ainda competições diversas existentes entre diversos centros de tradições gaúchas e ainda a 9ª Região Tradicionalista foi a campeã da Mostra de Arte e Tradição Gaúcha.

Podemos citar ainda que o troféu considerado mais cobiçado e de melhor invernada artística acabou sendo entregue ao CTG ronda Charrua da cidade de Farroupilha na Serra Gaúcha, de acordo com o grupo este foi um trabalho realizado durante um ano inteiro, e não se teriam palavras para expressar a emoção.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook