Atualizado em: 1 setembro 2010


Ditadura Militar no Brasil Resumo

Ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares.

Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não.

Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.

No Brasil tivemos o regime militar de 1964 e 1985 e essa época foi toda marcada pela desorganização, falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição a política e repressão a todas as pessoas que ficavam contra o regime militar.

Isso ocorreu um tempinho após Janio Quadros renunciar a presidência, quando seu vice João Goulart assumiu em um clima totalmente tenso e em seu governo é que aconteceu a abertura das organizações sociais.

Estudantes, organizações populares e trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político preocupando as classes conservadoras como empresários, banqueiros e muito mais, até mesmo os Estados Unidos começaram a temer que o Brasil se voltasse para o lado comunista em plena guerra fria.

Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época.

Pouco depois disso ele resolveu fazer um grande comício para a população na Central do Brasil onde defendeu as reformas da base e prometeu que iria fazer mudanças na educação e economia do país para ver se apaziguava a situação.

Mas, os conservadores resolveram fazer um protesto pelas ruas de São Paulo onde milhares de pessoas compareceram.

A crise política e as tensões sociais estavam apenas aumentando foi quando as tropas de Minas Gerais e de São Paulo fizeram uma intervenção nas ruas para que não houvesse uma guerra civil.

Com esta situação, João Goulart saiu do país se refugiando no Uruguai e a partir daí os militares tomaram conta do Brasil.

Os militares criaram várias leis para o Brasil inclusive as de cassar mandatos, suspender direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contrária ao governo militar.

Durante esse regime houve um grande aumento do poder central em especial o executivo, o comando das forças armadas passou a controlar toda a sucessão presidencial indicando os candidatos militares com o apoio do Congresso Nacional.

A liberdade de expressão nos anos 60 era quase inexistente tudo o que era comum no governo normal como os partidos políticos, estudantis, e outras organizações foram extintas ou sofreram intervenções do governo, neste mesmo ano ainda se iniciou um período de grandes modificações na economia principalmente na modernização das indústrias nacionais, mas com o passar do tempo tudo foi voltando a ser como antes e nosso país chegou onde está hoje.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook