Atualizado em: 4 maio 2011

Dinâmicas para catequese

Tudo sobre como funciona uma catequese, seu objetivo e os benefícios que ela pode trazer em nossas vidas. Além disso, a importância de dinâmicas em catequeses.

Existem muitas maneiras de você conhecer e encontrar a palavra de Jesus, dentre elas uma das maneiras é realizando catequese. A catequese nada mais é do que a educação levada através da fé. No centro de catequese a fé de crianças, jovens e adultos são educadas e é dada de maneira orgânica e sistemática, tendo como objetivo iniciar a população na plenitude da vida cristã. Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai.

publicidade:

A Catequese

A catequese tem como finalidade principal, levar á comunhão da população com Jesus Cristo, pois só ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito, isso nos faz participar da vida da Santíssima Trindade. Na vida, todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus.

Existem diversos lugares para que tiver o interesse de realizar uma catequese. Muitas igrejas são responsáveis por guiar a população a encontrar a palavra de Deus. Fazendo parte de um grupo catequista, você também poderá participar de diversas dinâmicas, viagens e muito mais com o resto dos seus amigos de catequese.

Dinâmicas

Nas dinâmicas de catequese você aprende o valor e a importância de amar, respeitar e do companheirismo. Aprende através de diversos jogos a conhecer novas pessoas e a importância que isso tem. As dinâmicas são importantes também para soltar pessoas mais inibidas, mais tímidas, é importante para que paremos para refletir sobre os problemas que ocorrem no nosso dia a dia e como costumamos enfrenta-los, além da troca de informações e de opiniões que é sempre muito bem vinda. Com as dinâmicas, a população catequista só tende a crescer e se aproximar mais de Deus, deixando seu coração mais leve e entregue a sua palavra, seguindo com a calma do Senhor.

Conheça algumas dinâmicas que podem ser feitas em catequeses:

Jogo da Verdade

Jogo para conhecimento mútuo, desinibição. Para participar são necessárias pelo menos 25 pessoas. O jogo da verdade é uma reunião de perguntas pré-formuladas ou por sorteio das mesmas. O tema é apresentado pelo coordenador do grupo e escolhe-se um voluntário para responder a pergunta e o voluntário terá que prometer dizer só a verdade. Assim, basta ir revezando os interrogados e feito isso, depois é feita uma reflexão sobre as perguntas e respostas, discutindo a experiência vivida.

Jogo Dentro e Fora do Coração

É um jogo feito para refletir sobre algum tema que se é proposto. Esse jogo estimula todas as pessoas presentes no encontro. O jogo funciona assim: O coordenador da dinâmica escolhe um jogador e demarca uma zona neutra. Depois pede para os demais participantes fazerem um círculo ao redor do escolhido, que será o “Lobo”.  As ovelhas ficam circulando o lobo e cantando “Vamos passear no bosque enquanto o seu lobo não vem, você já está pronto?” A cada pergunta o lobo inventa uma nova desculpa, do tipo “não ainda estou me vestindo”, assim, após retardar o início do jogo, até que, de surpresa, ele grita: “estou pronto, e lá vou eu!…”. Todas as ovelhas devem correr para a zona neutra para não serem pegas pelo lobo, aquela que ele pegar será o lobo na rodada seguinte.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook