Atualizado em: 6 novembro 2012

Dia Nacional do Reggae

Agora é oficial, a celebração do gênero musical tem data para acontecer no Brasil.
Você Sabia?
O Dia Nacional do Reggae está marcado para todo 11 de maio, pois a data refere-se ao dia do falecimento do rei Bob Marley. O ano era 1981, o cantor foi vítima de um câncer de pele que se espalhou pelo corpo ao longo de anos.
Dia Nacional do Reggae

Bob Marley, o rei do reggae mundial. (Foto: Divulgação)

Dilma Rousseff sancionou a lei que institui o 11 de maio como o Dia Nacional do Reggae. A presidente assinou os papéis no primeiro semestre de 2012 e o texto oficial j á foi publicado  no Diário Oficial da União.

Desde 2008 o projeto de lei para oficializar o Dia Nacional do Reggae estava em tramitação. A ideia foi do então deputado federal Rodrigo Rollemberg, do PSB-DF. A intenção é homenagear o estilo musical propagado por um dos artistas mais conhecidos mundialmente, Bob Marley.

publicidade:

O Legado de Bob Marley

Durante toda a sua vida o músico jamaicano trabalhou para difundir o gênero musical ao redor do planeta. Ele é autor de hits que ficaram conhecidos por milhões de brasileiros, que o abraçaram de forma surpreendente.

“No Woman, No Cry”, “Redemption Song”, “One Love” e “Bufalo Soldier” são algumas das músicas que se eternizaram na voz e guitarra de um dos músicos mais completos em se tratando de reggae.

Bob Marley falava sobre as questões sociais de seu país, pregava o amor, a igualdade e nunca se esqueceu de falar em suas letras da questão política da Jamaica que por vezes o reprimia diante de suas palavras.

O Brasil e o Reggae

Mesmo sendo Robert Nesta Marley, nome de batismo do rei do reggae, um estrangeiro, os brasileiros sem dúvida alguma foi um dos povos mais tocados com as canções do músico consagrado.

Inclusive, cantores e artistas daqui transmitem muito do legado que o jamaicano deixou. A exemplo disso temos: Gilberto Gil, Cidade Negra, Edson Gomes, Natiruts, Tribo de Jah, entre tantas outras.

Vídeo – “No Woman, No Cry”, de 1979

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook