
O Dia Nacional do Livro Infantil acontece na mesma data que nasceu o escritor Monteiro Lobato. (Foto: Divulgação)
“Um país se faz com homens e com livros”, Monteiro Lobato.
Para homenagear um dos mais importantes escritores infantis, o dia 18 de abril foi instituído o Dia Nacional do Livro Infantil. Monteiro Lobato sempre foi apaixonado pela literatura de modo geral e conquistou as crianças com seus personagens infantis que marcaram várias gerações. A data marca o nascimento desse grande mestre e não teria dia mais propício para acontecer essa celebração.
Inserir o hábito da leitura nos pequenos é fundamental para que se tenha um bom leitor na vida adulta. É assim que funciona com quase tudo: quanto mais fazemos determinada coisa, mais queremos fazê-la por ter se tornado algo prazeroso.
O Brasil é um país que ainda está buscando um índice bom de leitores. Atualmente, 50% da população brasileira lê e esse dado foi registrado em uma pesquisa apresentada na Câmara dos Deputados, na terceira edição de Retratos da Leitura no Brasil.
O livro tem o poder de encantar e nos transportar a um lugar nunca antes habitado. Por isso, é essencialmente importante conhecer esse mundo de histórias, viagens e aventuras que só podem ser imaginadas. O Dia Nacional do Livro Infantil veio também para incentivar a leitura na vida das crianças.
Os personagens marcantes do Monteiro Lobato
Grande parte da vida do Monteiro Lobato foi passada em um sítio e foi neste ambiente que o mestre das histórias infantis se inspirou para fazer os personagens que a grande maioria das pessoas já conhecem, como o Jeca Tutu, Dona Benta, Emília, Tia Anastácia, Pedrinho, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Rabicó e entre outros não menos importantes.
Uma dica: ler estimula o desenvolvimento mental da criação, aumenta o vocabulário e acrescente conhecimento. Quem não quer ver uma criança com todas essas qualidades? Para isso, estimule a leitura e leia você também.