Atualizado em: 4 junho 2012

Dia Mundial Sem Tabaco

Você Sabia?
Existem dezenas de gêneros de nicotina. De onde nasce o cigarro.

Dia mundial sem Tabaco - Faz mal pra você, Faz mal pro planeta.

Ainda motivo de grandes discussões mundiais, o Tabaco ainda é visto com maus olhos por grande parte da população mundial. Mesmo o numero de fumantes tenha crescido ao passar dos anos, campanhas anti fumo e anti tabaco ainda são comuns na maioria dos países. Por isso hoje é uma data especial para quem está na luta contra o cigarro, hoje (31/05) é o Dia Mundial sem Tabaco.

Campanhas nacionais e mundiais, proibição de fumar na maioria dos lugares públicos, e constantes avisos sobre o mal oferecido pelo tabaco são algumas das ações que alguns governos abordam para inibir ou reduzir o numero de fumantes ativos em seus países.

publicidade:

A maior campanha mundial existe atualmente é o próprio Dia Mundial sem Tabaco, onde por opção, os fumantes largam seus cigarros e isqueiros em casa, e passam 24 horas sem fumar, oque pode parecer pouco, mais a iniciativa é para que isso se torne rotineiro ou pelo menos reduza o vicio no tabaco, que já é a 2ª maior causa de morte em todo mundo, de acordo com a ONU (organização das nações unidas).

Fumar cigarros, que antigamente era visto com aceitação pela população e até mesmo considerado um ato chique e elegante, hoje em dia é muito difícil não ligar o fumo a uma serie de ações prejudiciais e desagradáveis a população.

Em todo o Mundo, cada governo tomou sua ação no dia sem Tabaco, nem todos os fumantes ativos aderiram a essa iniciativa e fizeram uso de seus cigarros normalmente. No Brasil, tivemos algumas ações em estados para tentar incentivar essa causa e também alertar sobre o mal de se fumar, em São Paulo por exemplo, profissionais da saúde, ficarão no vão do MASP entregando folhetos informativos sobre os problemas causados pelo cigarro, não apenas para os Fumantes ativos e Passivos, mas também para o mundo, já que é tema abordado desse ano é “ Fumar: Faz mal pra você, Faz mal para o Planeta”, a preocupação com o meio ambiente também será bem abordado na data da campanha.

Parar de Fumar - ainda uma grande dificuldade entre fumantes do mundo todo.

Números Alarmantes:

A OMS – organização mundial de saúde, considera o Tabagismo a maior causa de morte evitável do mundo, ela também estipula que um terço de toda população mundial, isso é 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes, e esse numero vem gradativamente aumentando mesmo com todas as campanhas para tentar amenizar essa situação.

Parar de Fumar:

O cigarro tem em sua composição, componentes completamente nocivos e viciantes, oque faz com que Parar de fumar seja um ato bem difícil de ser alcançado por pessoas que já possuem o vicio por anos.

Também não podemos esquecer que fumantes Passivos (oque que não fumam diretamente, mas que convivem com fumantes e também inalam a fumaça liberada pelo cigarro), também a longo prazo podem desenvolver o vicio e até mesmo vir a óbito pelas mesmas causas que um Fumante ativo pode sofrer.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook