Atualizado em: 25 outubro 2011

Dia 25 de Outubro › Dia do Dentista

O Dia do Dentista é no dia 25 de outubro e comemora a existência desse profissional e dessa profissão tão importante, responsável por tratar dentes, gengivas e até alguns ossos faciais, e responsável também por prevenir nossa boca de diversas doenças.
Dia do Dentista

O Dia do Dentista é no dia 25 de outubro e comemora a existência desse profissional e dessa profissão tão importante. (Foto: Shutterstock)

Existem muitas profissões importantes no mundo e cada um merece um dia especial. A data normalmente é escolhida devido algum fato importante que caracterizou a profissão. No mês de outubro, especificamente no dia 25 de outubro, comemora-se o Dia do Dentista.

Nessa data comemora-se o Dia do Dentista porque nesta data, no ano de 1884, foi assinado um decreto de número 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no estado do Rio de Janeiro e da Bahia. A partir disso, o Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista no Brasil.

publicidade:

Dia do Dentista

O profissional dentista, aquele do tão temido consultório odontológico, é responsável por cuidar da nossa aparência bucal. Visa através dos instrumentos, tratar problemas causados por bactérias que acabam atingindo nossos dentes. Além dos dentes, o dentista também é responsável por cuidar das gengivas e de alguns ossos faciais, como a mandíbula. O dentista é sempre lembrado pelo barulhinho assustador dos seus instrumentos, como a broca. Hoje em dia, tratar de uma cárie já não assusta como antes. O tratamento bucal atualmente está bem modernizado, utilizando principalmente de laser e outros instrumentos mais avançados.

Não só na fase de tratamento, mas o dentista também é responsável por atuar na parte de prevenção de doenças da boca, ensinando como se faz a higiene bucal corretamente.

Comemoração do Dia do Dentista

[share]Neste dia tão especial para esses profissionais, quem ganham são os pacientes. Em muitos estados do país, vários dentistas oferecem serviços gratuitos para atender e ajudar a população no tratamento bucal e na prevenção de doenças de boca, ensinando qual a correta e periódica higiene bucal para manter um sorriso perfeito e sem maiores problemas.

Os serviços são oferecidos em bairros mais carentes e são oferecidos gratuitamente. Além do tratamento gratuito, são também dadas palestras sobre a prevenção do câncer e sobre como realizar uma higiene correta. Em outros estados serão ministrados até cursos de assistente de dentistas. Procure saber no seu estado se existe alguma programação especial para o Dia do Dentista.

Homenagem aos Dentistas

Dia do Dentista (2)

Uma das piores dores é a dor de dente, que nos leva ao dentista, profissional que com sua capacidade e experiência nos ajuda a manter nossa saúde bucal em ordem. (Foto: Shutterstock)

Muitos ainda possuem o famoso medo do dentista, mas ao chegar no consultório percebe que o profissional é muito mais que isso. Todo profissional dentista visa o bem estar e uma melhor qualidade de vida para cada paciente, tudo isso através do bom tratamento e do excepcional profissionalismo.

A dor de dente faz com que a visita seja rápida, imprevisível e desagradável. O consultório do dentista não nos oferece um alívio certeiro, mas sem demora somos atendidos por esse profissional. Canais curvos, atresiados, inclusive infectados. Raspagens periodontais e outros procedimentos rápidos, seguros e eficazes. De forma segura, o dentista nos devolve a estética e a função, e os sorrisos retomam com a sua espontaneidade. Suas intervenções bucais e sua experiência vasta bastam para devolver a nossa saúde oral. Importante e essencial profissional da sociedade, leva saúde ao corpo inteiro, implantando sorrisos de satisfação. Que fique presente e claro nosso reconhecimento a esse profissional sério e de verdade, conhecedor das dificuldades e dos prazeres dessa nobre profissão. Responsável pela felicidade, responsável pelo sorriso de cada cidadão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook