Atualizado em: 5 setembro 2012

8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima

Saiba tudo sobre o dia especial que é comemorado o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, bem no dia 08 de dezembro. Confira a instituição do dia!
Você Sabia?
A Pureza de Maria é reconhecida ate mesmo para os Islãmitas, que consideram ela como uma "Tahirah", que significa "Aquela que foi purificada".

Instituida oficialmente no seculo XVIII, o dia para a Imaculada Conceição é comemorada no dia 08 de Dezembro, como dogma sagrado. (Divulgação)

Para os devotos da religião católica, sabemos bem que dia 08 de dezembro de todos os anos temos uma data especial para comemorar: o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Segundo a história, recebe esse nome “imaculado” (que provem do latim “mácula”) porque se trata da concepção da nossa Virgem Maria sem mancha, sem pecado original algum.

Cheia de Graça

O catolicismo explica que desde o primeiro momento que ela existiu, ela já passou a ser preservada por Deus da falta de graça que atinge todos nós humanos, isso porque a mesma estava cheia do divino espírito santo, ou cheia da graça divina do poder de Deus. Há quem diga ainda que a Virgem Maria viveu uma vida livre dos pecados mundanos. A data do dia 08 de dezembro fora determinada no ano de 1476 pelo então papa da época, Papa Sisto IV. Contudo, ela somente fora reconhecida pela igreja como dogma católico no ano de 1854, quando o Papa Pio IX o fez através da bula Ineffabilis Deus, também aos 08 de dezembro.

publicidade:

Perante a igreja católica, esse dogma seria apoiado pela própria bíblia, quando o anjo Gabriel vem cumprimentá-la e usa a expressão “cheia de Graça”. Até mesmo padres da igreja como Ambrósio de Milão e Irineu de Lyon narram que uma vez que a mesma tonou a encarnação de Jesus em seu ventre, era preciso que a mesma estivesse livre dos pecados, para gerar algo tão puro dentro de si.

Quando o Papa Pio IX através da Constituição Apostolica Ineffabilis Deus, o mesmo usou uma citação bíblica para justificá-la, citação essa encontrada no livro de Gênesis 3:15: “Eu porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela”, e assim segundo a interpretação do mesmo, seria necessário que para que isso acontecesse uma mulher livre de pecados e cheia de graça divina fosse encontrada para gerar em seu ventre a vida de nosso salvador, Jesus, que teria o terrível papel de fazer com que o homem voltasse a se reconciliar com Deus.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook