Atualizado em: 18 novembro 2008

Consciencia Negra – Shows, Eventos e Exposições

A Secretaria da Cultura de São Paulo preparou para o dia da Consciência Negra, uma extensa programação cultural na Capital e 17 municípios do Estado. A programação inclui rituais afro-brasileiros, saraus, encontro de congadas e grupos de cultura afro, exposições, exibição de documentários e um grande show na Praça da Sé, no dia 20 de novembro.

publicidade:

Confira os artistas:

Rita Ribeiro, Jussara Silveira, Teresa Cristina, Fabiana Cozza, Banda Black Rio, Paula Lima, Seu Jorge e DJs internacionais.

No interior, as 17 cidades envolvidas nas ações do Mês da Consciência Negra da SEC são: Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Francisco Morato, Hortolândia, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itu, Jaguariúna, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Caetano do Sul e Sumaré.

Confira abaixo toda a programação da Praça da Sé

No dia 20, as festividades começam no interior da Catedral da Sé, com uma apresentação de Virgínia Rodrigues, às 10h, seguida de Missa Afro com a participação de Congadas e Moçambiques do Estado de São Paulo, às 11h. Durante todo o dia haverá intervenções literárias orquestradas por poetas do Quilombo hoje e Cadernos Negros e imagens de personalidades negras + Sky drive.

Com o fim da missa, em palco montado na Praça, os mestres de cerimônia – MC Max BO e os atores Edson Montenegro e Mafalda Pequenino – iniciam a festa chamando o show TECNOMACUMBA da cantora Rita Ribeiro, que contará com a participação das cantoras Jussara Silveira e Teresa Cristina, formando o trio “Meninas do Brasil”, para interpretar repertório de música popular brasileira.

Às 14h é a vez do rapper paulista Parteum assumir os pick-ups com os DJs ingleses POGO e Billy Biznizz, que convidam ao palco outra atração internacional, a rapper Rah Digga, dos Estados Unidos e a DJ paulista Evelyn Cristina.

Às 16h, o samba de raiz toma conta do palco com show da paulista Fabiana Cozza na Roda de Samba. Às 17h30, a Banda Black Rio homenageia os 10 anos da morte de Tim Maia. O DJ brasileiro Gran Master Ney manterá o clima animado para o show de Seu Jorge, às 20h, que traz como convidada a cantora paulista Paula Lima.

E a comemoração continua no dia 29 de novembro com o II Encontro Paulista de Hip-Hop, no Memorial da América Latina. Será um dia todo dedicado à cultura hip-hop e reafirmação do compromisso de implementar políticas públicas voltados ao segmento negro, em especial aos jovens. São articuladores da proposta o assessor especial para o hip-hop, Márcio Santos da Silva – “Tchuck” -, a curadora Ana Lúcia Silva Souza e o rapper e apresentador Rappin’ Hood.

Das 10h às 21h, serão realizadas oficinas, atividades e apresentações simultaneamente às discussões sobre o universo da cultura hip-hop: relações raciais e de gênero, violências, sobrevivências, sexualidade, mídia. O encerramento do II Encontro Paulista de Hip-Hop será às 19h com shows do DJ RM (1º lugar no DMC Brasil Championship – maior campeonato de DJ’s do mundo) e do músico, cantor e compositor Rappin’ Hood.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook