Atualizado em: 19 março 2010

Conceito de Literatura

A palavra Literatura vem do latim “litterae” que significa “letras” e significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relacionar com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística.

publicidade:

Podemos usar o termo “literatura” também quando nos referimos a textos direcionados a um tema específico como literatura voltada para administração, direito, medicina e etc.

Para tentar explicar o conceito de literatura, voltemos no tempo, com um dos primeiros textos que tentava explicar a literatura. O filósofo grego, Aristóteles afirma que “arte é imitação”:

 “O imitar é congênito no homem (e nisso difere dos outros viventes, pois de todos, é ele o mais imitador e, por imitação, apreende as primeiras lições), e os homens se comprazem no imitado”.

Outra maneira para, senão explicar, ao menos entender a literatura, é a comparação de um texto científico com um texto artístico. No cientifíco não há uma preocupação em empregar as palavras de tal forma que o texto fique mais belo, com um efeito emocional. Já nos textos artísticos, essa preocupação é constantemente levada em consideração, além, é claro, de passar a sua ideia.

Em suma, um texto literal tenta, passar a sua ideia, mas também, há uma grande preocupação em oferecer aos leitores uma emoção ao empregar a língua, usar metáforas visando sempre deixar o texto mais belo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook