Atualizado em: 5 setembro 2013

Como escrever uma peça de teatro

Para você que não sabe a organização de uma peça de teatro é feita por atos e cenas, lembrando que não basta passar toda a idéia do que é do que requer essa tarefa.
Você Sabia?
Que na Grécia sim, surge o teatro. Surge o ditirambo, um tipo de procissão informal que servia para homenagear o deus Dioniso
2013-602784794-2013040533364.jpg_20130405

Escrever uma peça corresponde a escrever o Roteiro, ou Script, para a representação

Em qualquer dica sobre por onde começar a escrever uma peça de teatro, irá aparecer algo do tipo, “Faça uma peça de teatro sobre…”, mas estas dicas normalmente não dizem por onde começar, como criar e como fazer, e por isso veja a seguir algumas sugestões de orientação para realizar este tipo de trabalho.

Sobre a História

Em um primeiro lugar é importante que o grupo precise conversar para decidir qual será a história que será feita a peça. Existem diversas possibilidades que poderão ser criadas, podendo ser baseadas em um livro ou em um filme, em uma história real que possa se encaixar no tema proposto, ou ainda em uma boa mistura de coisas, com isto você poderá sem dúvida alguma ter um bom enredo e boas ideias.

publicidade:

Sobre os Personagens

Assim que definir toda a história, esta que deverá ter o seu começo, meio e o fim, é a hora de criar os personagens de acordo com os números de pessoas. É bastante simples, pois normalmente existem os papéis principais para os mais desinibidos e que interagem e falam melhor e ainda os papéis considerados secundários. Com isto é possível se criar uma série de personagens em torno de todo o tema principal, com isto um vendedor de rua, uma vovó tricotando na sala, além de duas crianças jogando bola por exemplo, entre outros.

Quem não tiver interesse de entrar em cena, poderá fazer outras coisas legais como por exemplo ficar nos bastidores, cuidar do som, do cenário, entre outras várias coisas.

Para o Papel

Sabendo sobre toda a história e os personagens, procure escolher as pessoas do grupo que tiverem uma maior facilidade bem como uma maior habilidade para escrever. Estas pessoas deverão colocar as ideias no papel, e irá começar assim a surgir o texto da peça.

Sobre a Peça

Este texto deverá orientar a todos, desde os atores, os criadores de cenários, os figurinos, os sonoplastas, os iluminadores, entre vários outros, e em seguida é importante que exista uma divisão e distribuição do texto completo para todos os usuários.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook