Atualizado em: 14 abril 2011


Comidas Típicas da Região Norte e Nordeste do Brasil

Tudo sobre comidas diferentes e a culinária das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além de diversas comidas típicas e informações sobre suas origens.

O Brasil é conhecido pela extrema diversidade que possuímos. Existem diversas culturas em um só país, muita miscigenação e variedade de hábitos e costumes. As culturas mais marcantes do nosso país, sem sombra de dúvidas, são as culturas das regiões Norte e Nordeste, que também marcam com suas histórias do folclore. Eles possuem hábitos muito marcantes, além das comidas típicas, que é o assunto que abordaremos nesse artigo.

A culinária do Brasil

culinária do Brasil é resultado de uma mistura de muitos ingredientes provenientes da Europa e de outros lugares indígenas e da África. Os modos de preparo de diversos pratos surgiram por influencias de indígenas, portugueses e escravos, pois quando faltava um ingrediente, eles substituíam por ingredientes locais. Um exemplo disso é a feijoada. Os elementos como azeite-de-dendê e o cuscuz, foram trazidos pelos escravos no século XVI.

Os portugueses são responsáveis pela vinda das bebidas destiladas, como a cachaça. O vinho também veio na mesma época, sendo misturado com água e açúcar. Nos fins do século XVII a cerveja começou a ser consumida e atualmente é a mais comum e consumida do Brasil e do Mundo.

Culinária do Norte do Brasil

Os pratos típicos do Norte tiveram influência do povo indígena e do povo português. Os pratos típicos incluem a maniçoba, prato chamado também de “feijoada paraense”. É um prato feito com folhas de mandiocas e cozidas por 7 dias e a carne de porco tradicionalmente da feijoada comum. Existe também um prato chamado picadinhos de jacaré, que é um prato feito com a carne do jacaré, também tem o pirarucu de casaca, que um prato com farofa, azeitonas, ovos e vinagrete com cheiro-verde. Existe também o vatapá paraense, que é feito a base de pão com camarões secos, caldo de camarão e dendê. O que diferencia esse prato do prato baiano é por não ir amendoim, castanha de caju, fubá e gengibre.

Na parte de sobremesa, o açaí é grande destaque da região Norte, além de ser tido como um doce afrodisíaco. Além de doce de frutas como o doce de cupuaçu e o doce de bacuri.

Culinária do Nordeste do Brasil

A culinária nordestina sofreu maior influencia devido sua localização geográfica e suas condições econômicas, tendo influencias fortes também da culinária portuguesa e indígena, assim como no Norte do Brasil.  As comidas típicas do Nordeste quase sempre têm como ingredientes produtos vegetais, muitos deles que foram cultivados pelos índios em suas aldeias, antes da colonização.

Os pratos do Nordeste também se caracterizam por usar muitos frutos do mar, como siri, lagosta, caranguejo, camarão, entre outros. Também existe a famosa carne seca e o baião de dois, pratos que caracterizam bem a região. Outros pratos típicos é a tapioca e o acarajé, que são de influência africana.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook