Atualizado em: 10 outubro 2011

Círio de Nazaré reúne 2,3 milhões de católicos em Belém

O Círio de Nazaré é o maior evento católico já visto. Ocorre todo ano e é responsável por atrair milhares de fiéis, chegando a um número de 2,3 milhões este ano. Milhares de fiéis concluíram o percurso para pagar promessas de graças alcançadas.
Santa sendo levada pelo percurso no Círio de Nazaré

Acompanhando a santa, os fiéis realizaram todo o percurso levando a corda de 400 metros, tradição do Círio de Nazaré. (Foto: Divulgação)

 

A fé definitivamente move montanhas, e uma prova disso pode ser visto no Círio de Nazaré, um dos maiores eventos católicos do país. Esse evento é realizado há 219 anos pelas ruas da capital do Pará e foi realizado no dia 8/10, sendo responsável por atrair cerca de 2,3 milhões de romeiros. O evento ocorreu num percurso de 4,6 km no Pará, durante seis horas.

Como símbolo da fé e do sacrifício humano existe a corda de 400 metros que como tradição é carregada por dez mil pagadores de promessas. Este ano, a corda não foi cortada antes como tradição, a pedido do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira a corda só foi cortada depois que a santa chegou ao destino, no caso, a Praça do Santuário. Em 2010, a corda foi cortada com estilete e faca e acabou levando muitos participantes que a seguravam ao chão, o que provocou fraturas e ferimentos.

publicidade:

A fé reúne católicos no Círio de Nazaré

“Nunca vi coisa igual no mundo. Já estive em Fátima, em Portugal, e em Lourdes, na França, acompanhando peregrinações católicas. Também conheço a peregrinação muçulmana à Meca, mas nada se iguala ao mar de gente que encontrei no Círio de Nazaré. A fé do povo paraense contagia e emociona qualquer um”. Esse foi um depoimento emocionado de um empresário catarinense que estava presente no Círio de Nazaré.

Fiéis de Belém no Círio de Nazaré

O maior evento católico, o Círio de Nazaré reúne mais fiéis a cada ano, chegando a reunir 2,3 milhões de fiéis esse ano em Belém. (Foto: Divulgação)

Além de todos os fiéis católicos que estava presente no maior evento católico, o ex-governador de São Paulo, José Serra foi a Belém pela segunda vez a convite do governador paraense Simão Jatene, para acompanhar o Círio. O ex-governador se disse muito emocionado e que nunca viu nada parecido. “É um grande ato de fé, que à distância a gente não tem ideia de como é. Milhões de pessoas na rua que se organizam sem precisar de muita organização”, resumiu José Serra.

No evento cerca de quinze mil homens da Polícia Militar, Polícia Civil e das Forças Armadas garantiram a segurança do evento e de todos os católicos. Além deles, quatro mil voluntários da Cruz Vermelha realizaram atendimento de 800 às pessoas que sofreram com o calor, sofreram com quedas e que desmaiaram no local. Além disso, uma mulher sofreu aborto durante o evento e foi levada para o Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti.

Outros costumes de acordo com cada religião é comemorar datas especiais como São João, São Cosme e São Damião, entre outras datas muito importantes relacionadas a religião.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook